No início de fevereiro deste ano, doze municípios do Estado foram contemplados com a entrega de ônibus escolares. Na cerimônia, presidida pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o município de Resplendor, região do Vale do Rio Doce, recebeu o veículo, mas não pode colocá-lo em operação devido à pendência na documentação entregue pela Prefeitura da cidade. Já com a documentação em dia, o veículo finalmente poderá atender os estudantes das escolas públicas do município. A entrega será feita ao prefeito Diogo Júnior, nesta segunda-feira, 5, às 10h.
Os recursos para aquisição dos veículos foram indicados pela bancada mineira de deputados e incorporada ao orçamento da União de 2016. A Bancada é composta por 53 deputados e pode apresentar até quatro emendas, mas apenas duas são de execução obrigatória. O valor total da emenda é de R$ 150 milhões para transporte escolar, cabendo a cada parlamentar doze ônibus, com custo de R$ 239 mil, cada um. O mandato do deputado federal Padre João já entregou um desses veículos para atender o município de Cipotânea, em 2016.
Padre João destacou que é preciso investir cada vez mais em educação. “O transporte escolar ajuda muito. O aluno, a criança que chega à escola através do transporte tem mais energia e disposição para o aprendizado. Com uma alimentação saudável e valorização dos professores, a escola leva ao desenvolvimento pleno da pessoa humana. O governo federal vem impondo cortes na educação, congelando investimentos. Isto é um crime,” afirma.
Em fevereiro receberam transporte escolar os municípios de Araponga, Entre Rios de Minas, Grão Mogol, Januária, Mutum, Ouro Preto, Resplendor, São Domingos do Prata, São Francisco, Simonésia e Urucânia.