Cumprindo a missão de legislar e fiscalizar, o deputado federal Padre João passou a integrar a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) como membro titular. A Câmara Federal possui atualmente 25 comissões permanentes, sendo a CFFC uma das mais importantes da Casa. Padre João tomou posse como membro titular na última terça-feira, 27.
A Comissão possui competência fiscalizatória ampla, abrangendo toda a gestão orçamentária, financeira, contábil e patrimonial dos órgãos da administração direta e indireta do Governo Federal. Não está restrita a uma área específica da Administração Pública Federal. São atribuições da CFFC: acompanhar os planos e programas de desenvolvimento nacional ou regional; a tomada de contas do Presidente da República e a apreciação de representações do Tribunal de Contas da União (TCU) que objetivem a sustação de contratos irregulares.
Para o deputado Padre João, a tarefa de fiscalizar os recursos públicos deveria ser acompanhada por toda a sociedade. “Temos os instrumentos e os órgãos de controle. O poder legislativo, nas três esferas, é fundamental para combater os desvios e zelar pela boa aplicação dos recursos públicos. Os Conselhos e a participação da sociedade precisam ser cada vez mais fortes para evitar a roubalheira. Minha atuação na CFFC será firme, cobrando e fiscalizando, exigindo transparência,” finalizou Padre João.