Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Conselho Político do Mandato se reúne para discutir conjuntura

20882311_825308437650761_1470940363196881623_n

No último sábado, 19, o Conselho Político do Mandato Coletivo e Participativo Deputado Federal Padre João se reuniu para discutir sobre a atual conjuntura política, fazer uma avaliação do trabalho legislativo do mandato e atuação nas bases. Dezenas de conselheiros titulares e suplentes de várias regiões do Estado contribuíram nas reflexões. O deputado Padre João elencou uma série de mudanças e retrocessos em curso no país com o atual governo ilegítimo de Michel Temer.

 

“Ao fazer uma análise da atual conjuntura política, não podemos desconsiderar o papel dos Estados Unidos no golpe e da tentativa de enfraquecer a esquerda na América Latina. Os projetos que ferem direitos dos trabalhadores e legalizam a escravidão apresentados por Temer, reafirmam o projeto neoliberal do governo golpista. E há novas ameaças em curso. A Reforma Política também está sofrendo um duro golpe. A proposta inicial era mais democrática, porém foi desvirtuada e há vários retrocessos em curso. Com o distritão prevalece o poder econômico e dificulta a renovação”, ponderou o deputado.

 

Na ocasião, também foi discutido sobre o papel do conselheiro, conforme definido no regimento do mandato, e foi apresentado um balanço do trabalho dos assessores regionais.

 

Livro retrata tradições do semiárido

Foto para o texto_intertítulo da matéria

Durante a reunião, o ex-assessor da regional Norte I, Sílvio da Silva, apresentou o livro “Opará e Jequi: os vales e seus saberes”. A obra é o resultado de uma construção coletiva envolvendo representantes de diversas instituições relacionadas à Educação do Campo no Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, coordenadas pela Articulação por uma Educação do Campo no Semiárido Mineiro.

 

O intuito do trabalho foi produzir um material de apoio à educação contextualizada nas escolas do campo da região semiárida mineira. A narrativa do livro constrói-se a partir da história dos dois principais rios da região, o Jequitinhonha e o São Francisco (Opará em língua indígena), a partir dos quais são apresentados os diversos grupos sociais tradicionais da região e alguns desafios importantes no contexto sociocultural, econômico e ambiental da região. A obra será distribuída gratuitamente em escolas da Educação Básica, como material de apoio à educação contextualizada.

 

Olá, como podemos te ajudar?