Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Padre João participa da abertura do 8º Encontro Nacional do MAB

22090163_844374162410855_2082650960986415371_n

Com o tema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou nessa segunda-feira, 2, a abertura do 8º Encontro Nacional do MAB, no Rio de Janeiro. Milhares de pessoas de 22 estados participaram do evento, entre elas lideranças sociais e comunitárias, representantes de movimentos sociais, o deputado federal Padre João e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Lula iniciou sua intervenção parabenizando o movimento pela luta. “Eu queria começar a minha fala dando os parabéns e agradecendo a direção do MAB por ter tido a ousadia e a coragem de organizar o seu encontro com o tema tão importante para o Brasil que é a soberania, sobretudo discutindo a questão da água e energia”, disse. E ainda criticou a morosidade da Justiça em relação ao crime ambiental ocorrido em Mariana. “A justiça, quando é feita para desapropriar o movimento, é mais rápida, quando ela é feita pra favorecer o movimento tende a retardar, porque tem muitos advogados e petições. Dado concreto é que o que aconteceu lá em Mariana não pode se repetir”, completou Lula.

 

Para Padre João, diante do atual governo golpista de Michel Temer é preciso que os coletivos estejam articulados na luta pela soberania nacional. “É com esta convicção que temos que sair daqui: certos de que nossa riqueza não é para alguns, ela pertence a todo o povo brasileiro. E nossa relação com nossa mãe terra, a irmã água, nossas matas e minerais precisa ser consciente. Esse é o grande desafio para nós”, defendeu o parlamentar.

 

De acordo com o coordenador geral do MAB, Rogério Paulo Hohn, em entrevista para o jornal Brasil de Fato, a privatização dos recursos naturais e essenciais, como água e energia, tem se intensificado com o governo de Michel Temer. “Nós entendemos que água e a energia têm que ser patrimônio do povo e a serviço do povo. Esse tema da soberania a gente tem discutido dentro do MAB, no sentido de defender os recursos naturais, sob controle popular. Esse é o nosso grande norteador”, explica.

 

Caravana

Ainda neste mês de outubro, o ex-presidente Lula fará uma nova Caravana por 11 municípios mineiros, entre eles Governador Valadares, que teve sua distribuição de água prejudicada pelos rejeitos despejados no Rio Doce. “Eu vou passar em Governador Valadares para que a gente faça um protesto exigindo que seja apressado o julgamento e que a Vale possa ressarcir os milhares de produtores, investidores, proprietários rurais e pescadores. Para que possam readquirir as suas condições de vida, com a indenização que a Vale tem que pagar. Por isso, nós vamos fazer um evento lá. Nós vamos fazer questão de mobilizar a sociedade para recuperar a dignidade do povo, que foi perdida com a lama de Mariana”, assegurou.

 

Olá, como podemos te ajudar?