“Soberania e Segurança Alimentar”. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo deputado federal Padre João na última quinta-feira, 22, no Seminário Alimentação, Saúde e Vida, promovido pelo Movimento de Trabalhadores Cristãos (MTC), em Conselheiro Lafaiete. Vinculado ao tema “Sustentabilidade: outra economia e ecologia integral”, o evento foi realizado com o objetivo de levar ao conhecimento da população como a alimentação pode interferir na saúde e na vida das pessoas, de forma positiva, preservando a sustentabilidade do planeta integralmente.
Padre João é presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional da Câmara dos Deputados e há anos luta pelos direitos fundamentais à alimentação saudável. “Ao longo dos anos apresentamos dezenas de projetos, debates e políticas públicas que garantam alimentação em quantidade, qualidade e regularidade para todos, livre de agrotóxicos. Trata-se de uma luta árdua, uma vez que a bancada ruralista e os interesses das empresas produtoras de veneno costumam prevalecer no parlamento. Mas permanecemos firmes contra toda e qualquer proposta que coloque em risco a saúde, a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente”, enfatizou o deputado.
Na oportunidade, Padre João falou também sobre a conjuntura política e sobre a iminência do Brasil voltar ao Mapa da Fome da ONU. “Depois do golpe, o corte nos investimentos do governo federal nas políticas assistenciais e o desmonte do Estado brasileiro em diversas áreas têm contribuído para aumentar as desigualdades sociais, a fome e a miséria em todas as regiões do país. Reafirmamos o compromisso do nosso mandato em continuar na luta pela garantia de direitos para todos, mas, sobretudo para os mais pobres”, finalizou.