Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Padre João pede Comissão Parlamentar Mista para investigar crime da Vale em Brumadinho

O deputado Federal Padre João, membro da Comissão Externa da Barragem sobre o crime da Vale em Brumadinho, vem trabalhando pela criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito Mista – CPMI, que envolve deputados e senadores para investigar o rompimento da Barragem no Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG.

O pedido foi protocolado na Secretaria Geral do Senado nesta terça-feira, 13/02, e contou com assinatura de 237 de deputados, deputadas, senadores e senadoras. Segundo o regimento, o número de assinaturas para criação de CPMI é de 171 deputados (as) e de 27 senadores (as).

Padre João vem articulando a bancada mineira para a criação da Comissão e a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara deu apoio integral. O presidente da Câmara disse que o pedido é pertinente e que o requerimento atende os princípios constitucionais. Cabe agora a decisão do Senado.

Segundo Padre João, a CPMI terá muito mais força e autonomia para investigar e propor mudanças na legislação. “Não podemos mais continuar com estes crimes. Minas Gerais já sofreu demais com estas perdas e danos. Em 2001, rompimento da Barragem dos Macacos, em Nova Lima, morte de cinco pessoas; em 2003, rompimento da barragem de rejeito da indústria de papel em Cataguases; 2007, rompimento da barragem em Miraí; 2014 rompimento da Barragem em Itabirito, morte de duas pessoas; em 2015 rompimento da barragem em Fundão, Mariana, 19 mortes; 2019, Brumadinho, com quase quatrocentos mortos. E o pior de tudo isto é saber que existem mais barragens que podem se romper a qualquer momento, com danos ainda maiores. É preciso dar um basta nisto,” afirmou Padre João.

Olá, como podemos te ajudar?