Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Congonhas em risco: Padre João requer debate público para tratar sobre barragens que cercam o município

Cumprindo o prometido em visita recente ao município de Congonhas, o deputado federal Padre João requereu debate público para tratar sobre os riscos do rompimento da barragem Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), classificada como Classe 6 pela Agência Nacional de Águas (ANA). O pedido foi verbalizado na Comissão Externa criada para fazer o acompanhamento e fiscalizar as barragens existentes no Brasil, de modo especial, acompanhar as investigações relacionadas ao rompimento em Brumadinho – MG, no último dia 25 de janeiro.

 

Os riscos para a população de Congonhas é alto, uma vez que na Classificação da ANA, Casa de Pedra está em nível 6, considerada a mais alta em categoria de risco, com capacidade para armazenar quase 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos. A barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão em Brumadinho, por sua vez, possuía a capacidade para armazenar cerca de 12 milhões de rejeitos de minério de ferro.

 

Além do debate, o pedido é para que seja feita uma visita técnica de ordem da Procuradoria Geral da República para fins de apresentação e esclarecimento da CSN sobre o Plano de Descomissionamento da Barragem Casa de Pedra. Outra medida solicitada pelo parlamentar é que a empresa preste informação sobre as medidas a serem adotadas para reparação integral do dano às famílias atingidas, como o pagamento de aluguel, para aquelas famílias que não desejam permanecer no local.

Fonte: https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/MEIO-AMBIENTE/572321-COMISSAO-EXTERNA-SOBRE-TRAGEDIA-DE-BRUMADINHO-DEFINE-PRIMEIRAS-AUDIENCIAS-PUBLICAS.html?fbclid=IwAR31Wik1H0Vqu0X-sAwyG2WsoDpCDcut8mAG-cVHoGNE5AgxKLTdog7mrx8

Olá, como podemos te ajudar?