A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade de 2019, que traz como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” Is 1,27.
A Campanha da Fraternidade foi lançada pela Igreja Católica do Brasil em 1964, dentro do contexto do Concílio Vaticano II. Estamos na 56ª edição da Campanha e a cada ano a Igreja convida os católicos/cristãos e toda sociedade civil para discutir e refletir sobre temas importantes para a vida do povo brasileiro, como: saúde, moradia, meio ambiente, segurança pública, segurança alimentar, imigrantes, educação, entre outros.
Para Dom Guilherme Werlang, bispo de Lajes (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora, o Brasil está passando por crises e o povo mais pobre e simples está pagando a conta. “Já destruíram as leis trabalhistas, aprovaram a PEC do teto dos gastos, retirando dinheiro da saúde, da educação e da assistência social. Agora querem acabar com a aposentadoria do povo brasileiro com a reforma da Providência.”
Padre João parabenizou a CNBB e as comunidades pela escolha do tema. “A fé nos leva a agir sempre em favor da vida, da justiça social e dos mais pobres. O Brasil está vivendo um retrocesso em todas as políticas públicas. A fome voltou a assombrar o país. Índios, quilombolas, povos ribeirinhos e tradicionais e sem terra estão sendo cada vez ameaçados e mortos. Retiram direitos e conquistas e destroem os mecanismos de participação popular. A Campanha da Fraternidade vai nos ajudar, discutindo e unindo o povo na luta pelos direitos, por politicas públicas de qualidade,” afirmou Padre João.