Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Empresa CSN não comparece ao debate público solicitado por Padre João

Na última sexta-feira, dia 22 de março, ocorreu na cidade de Congonhas um debate público com moradores, lideranças e representantes do Ministério Público e dos Movimentos de Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Atingidos pela Mineração (MAM), que sofrem com a possibilidade de rompimento da barragem Casa de Pedra, de propriedade da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O pedido para as discussões foi feito pelo deputado federal Padre João, junto a Comissão Externa criada na Câmara dos Deputados Federais para acompanhar as questões que envolvem a tragédia em Brumadinho.

 

Casa de Pedra é uma das maiores barragens de mineração em área urbana no mundo, o que preocupa ainda mais os moradores de Congonhas. Esta barragem é apenas uma das 24 localizadas no município. Em caso de rompimento, ela poderia afetar cerca de 600 residências, com duas mil e quinhentas pessoas podendo ser afetadas diretamente.

 

“O rompimento da barragem de Brumadinho aumentou a preocupação da população de Congonhas com a possibilidade real de rompimento desta barragem, que tem capacidade de armazenamento mais de quatro vezes maior que a Brumadinho”, relata Padre João, que completa: “nosso mandato solicitou debate público por meio de requerimento, mediante a situação preocupante, que assombra a todos os moradores da cidade e região. A ausência de representantes da empresa para debater a situação da barragem Casa de Pedra marcou este debate público. É um descaso! Um absurdo o não comparecimento da empresa para dar uma satisfação para a população”, finaliza Padre João.

 

Olá, como podemos te ajudar?