Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Trabalho, compromisso e dedicação: entenda as atividades do deputado federal Padre João na Câmara dos Deputados

No dia 1º de fevereiro de 2019 tiveram início os trabalhos da 56ª Legislatura da Câmara dos Deputados Federais. Parlamentares eleitos no último pleito eleitoral (outubro de 2018) tomaram posse e iniciaram suas atividades no Congresso, representando seus respectivos estados.

O dia a dia dos parlamentares são pautados por reuniões, debates e audiências públicas em comissões (permanentes, externas e temporárias) e em sessões (solenes, homenagens e deliberativas). As atividades em Brasília ocorrem, em sua maioria, de segunda a quinta-feira, ficando os deputados de sexta-feira a domingo, por conta de percorrerem seus estados para conversar com lideranças e com a população e, assim, colaborar com a construção de políticas que melhorem o desenvolvimento do Estado e do país.

O deputado federal Padre João atualmente é titular em três comissões permanentes, sendo elas: Comissão de Legislação Participativa, Comissão de Minas e Energia e Comissão de Direitos Humanos e Minoria, sendo que nesta última, ele foi eleito como vice-presidente. Além das comissões permanentes, Padre João é titular da Comissão Externa Desastre de Brumadinho e suplente na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Padre João foi indicado, recentemente, para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai tratar sobre o crime da Vale em Brumadinho (CPIBRUMA), tendo em vista sua luta antiga em prol dos atingidos por barragens e pela mineração em Minas e no Brasil.

O papel das comissões

Cada uma das Casas (Câmara e Senado) possuem Comissões Parlamentares, Permanentes ou Temporárias, com funções legislativas e fiscalizadoras, na forma definida na Constituição Federal e nos seus Regimentos Internos. É, também, no âmbito das comissões que se apresentam e se estudam todos os dados, antecedentes, circunstâncias e conveniência de um projeto. Nas Comissões se possibilita que esses aspectos sofram ampla discussão e haja mais liberdade para expressão das opiniões e formação do consenso que, emitido sob a forma de parecer da Comissão, irá orientar o Plenário na apreciação das matérias que vão para votação.

Olá, como podemos te ajudar?