Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Às vésperas do Dia do Trabalhador, perdemos Beth Carvalho

A cantora, compositora e companheira de luta Beth Carvalho, conhecida como a Madrinha do Samba e um dos maiores nomes da história do gênero, nos deixou no último dia 30 de abril, aos 72 anos e com mais de 50 anos de carreira. A causa da morte foi infecção generalizada, conforme informou o hospital, em comunicado.

 

“Beth, assim como Mercedes Sosa, só não queria ser indiferente a dor, a injustiça, a guerra, a mentira, e ao futuro. Ela também não queria que a morte a encontrasse um dia solitária, sem ter feito o que ela queria”, diz Padre João em menção a música “Eu só peço a Deus”, cantada pelas duas artistas e do qual ele é fã.

 

Segundo Padre João, Beth foi companheira da resistência contra a ditadura militar, denunciou, lutou e defendeu sem igual a democracia. “Ela sempre esteve do nosso lado da luta, defendendo a democracia, uma sociedade mais justa fraterna e humana. A nossa homenagem a Beth Carvalho e a Mercedes Sosa neste dia do trabalhador. Duas mulheres que não se calaram. Que cantaram e clamaram por justiça, pela paz, contra a guerra e contra a indiferença a realidade do nosso povo”.

 

PT também emite nota pelo falecimento da cantora e companheira Beth Carvalho

Confira a íntegra da nota:

O Partido dos Trabalhadores manifesta a sua tristeza pelo falecimento da cantora Beth Carvalho. A Madrinha do Samba marcou a sua vida pela generosidade. Ninguém mais do que ela abriu as portas para tantos sambistas fazerem a sua arte ser reconhecida no país e no mundo. Da resistência contra a ditadura militar à luta por Lula Livre, Beth sempre esteve do mesmo lado da trincheira, defendendo a democracia, expressando o sonho de uma sociedade igualitária e justa, solidarizando-se com os movimentos sociais e denunciando os ataques à soberania nacional.

 

“Já me fiz a guerra por não saber / Que esta terra encerra o meu bem querer / E jamais termina meu caminhar / Só o amor me ensina onde vou chegar”, dizem os versos do “Andança”, primeiro grande sucesso da cantora. O amor dela pelo povo brasileiro e pelas causas mais generosas ensinaram muito e ficarão para sempre eternizados. Nosso agradecimento e nossa reverência à eterna Beth Carvalho.

 

Brasília, 30 de abril de 2019.

Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Olá, como podemos te ajudar?