Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Em Brasília, deputado federal Padre João trabalha arduamente pelos interesses dos mineiros


A segunda semana de maio foi finalizada repleta de atividades no Congresso Nacional, muitas das quais com potencial de impactar a vida dos mineiros. O deputado federal Padre João, como sempre, participou intensamente de diversas dessas atividades em Brasília. Acompanhe:

Contra a privatização da Eletrobrás: Na terça-feira logo cedo, Padre João foi um dos responsáveis pela audiência pública que discutiu o modelo da privatização da Eletrobrás, na Comissão de Minas e Energia. O deputado posicionou-se totalmente contrário à privatização, pois em sua opinião, além de muito lucrativa, a Eletrobrás é uma empresa estratégica para o Brasil: “É um absurdo querer privatizar uma empresa que é responsável por 30% da nossa produção de energia e por 50% das nossas linhas de transmissão. O setor de transmissão é responsável por levar a energia aos lugares mais distantes, a todas as casas, escolas, hospitais e às empresas. Como é que vamos passar essa responsabilidade para uma empresa privada, podendo ser até estrangeira?” protestou Padre João.

Brumadinho: Ainda na terça-feira, Padre João presidiu reunião da Comissão Especial da Medida Provisória 875/19, que destina auxílio emergencial em dinheiro para as vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. O deputado defendeu os moradores e exigiu que a conquista desse benefício não pode significar a perda do direito a outras formas de complementação de renda disponíveis.

O deputado quer que o auxílio de até um salário mínimo seja disponibilizado a todos os habitantes de Brumadinho enquanto houver necessidade. “Vamos vigiar e exigir que os atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho não sejam tapeados pela empresa como está acontecendo em Mariana, onde a Fundação Renova está enrolando os moradores”, afirmou Padre João.

Veneno na torneira: O deputado Padre João apresentou requerimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e na Comissão de Direitos Humanos e Minorias solicitando a realização de audiência pública para debater os níveis de agrotóxicos presentes na água consumida no Brasil.

Padre João tomou conhecimento do estudo “Por Trás do Alimento”, preparado por organizações não-governamentais a partir de testes feitos na água pelo próprio governo. Segundo o estudo, foram encontrados resíduos de agrotóxicos nas águas consumidas por moradores de 1.300 cidades brasileiras, entre elas metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. São venenos considerados pela Anvisa como extremamente tóxicos, associados a doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

BR 040: Padre João solicitou ao presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara a votação do requerimento de audiência pública que vai discutir a situação da BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora e cobrar explicações da VIA-040, Concessionária responsável pela rodovia, que, segundo relata, “apenas instalou suas praças de pedágio ao longo da estrada e não fez as melhorias previstas em contrato”. O deputado ainda lembra que a concessão deste trecho ocorreu em março de 2014 e que o contrato previu a realização de diversas obras de melhorias, inclusive a duplicação de mais de 700 quilômetros.

Olá, como podemos te ajudar?