Na próxima quarta-feira, 12 de junho, os parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos deputados vão debater, com autoridades do governo federal e especialistas indicados pelo deputado Padre João, denúncia feita em abril deste ano por um grupo de entidades de que as águas consumidas por moradores de 1.300 cidades brasileiras, entre elas metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, estão contaminadas por resíduos de venenos agrícolas.
A denúncia foi feita no âmbito do levantamento “Por Trás do Alimento”, realizado pelas organizações Agência Pública, Repórter Brasil e Public Eye, a partir de dados do Ministério da saúde. Os debatedores convidados representam os ministérios da Saúde e da agricultura, de universidades, de movimentos sociais e das entidades que promoveram o estudo.
Padre João lembra que a água é um alimento indispensável à vida, e que todas as informações a respeito dela devem ser tratadas com respeito aos consumidores, com transparência e sem descaso: “Dados sobre contaminação da água, como estes apurados pelo Ministério da Saúde, devem ser divulgadas em formato simples e compreensível para a população. O trabalho realizado em conjunto pelas entidades mostra que isto é possível. O objetivo da audiência pública que vamos realizar jogará luzes sobre o assunto”, disse.