Entre os dias 6 e 10 de junho, o deputado federal Padre João (PT-MG) esteve em uma série de agendas pelo Norte de Minas. O parlamentar teve compromissos em Montes Claros, São João das Missões, Januária, Pedras de Maria da Cruz, Itacarambi e São Francisco. Entre conversas com a população, debates e discussões políticas, as agendas contaram com entregas de equipamentos para colaborar com a população.
Em Montes Claros, o deputado participou da formatura dos alunos do Projeto Hortas Urbanas e Plantas Medicinais. Já em São João das Missões, junto à deputada estadual Leninha, a agenda foi com o povo indígena Xakriabá e com lideranças da Casa de Cultura, na Aldeia Sumaré I, onde os parlamentares reafirmaram o compromisso com Saúde, Educação e preservação de seus territórios e costumes indígenas.
Em Januária, Padre João e Leninha visitaram o Bispo, Dom José Moreira da Silva, reuniram-se com a equipe da Rede Vida e participaram do 5º Encontro da Articulação popular São Francisco Vivo, com a participação de 120 lideranças dos estados da Bacia do São Francisco: Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Os deputados também participaram do encontro organizado pelo Diretório do PT de Januária para dialogar sobre as preparações para as eleições internas do Partido e sobre as preparações para eleições de 2020.
As entregas também marcaram as agendas por Januária. Por meio de emendas parlamentares indicadas por seu mandato, via Codevasf, para o município, Padre João entregou equipamentos para duas comunidades: Tejuco e Ovo D’ema. A comunidade de Tejuco recebeu uma patrulha mecanizada, trator, carreta e grade aradora de arrasto, que vão colaborar com a agricultura familiar. Já Ovo D’ema, Tocantins e Para-pitanfa já haviam recebido um trator e alguns implementos agrícolas, que fazem parte da patrulha. Os equipamentos são utilizados pelas três associações em forma de consórcio e que agora receberam uma roçadeira.
Padre João e Leninha conversaram com moradores da Comunidade Quilombola de Croatá e na Câmara dos vereadores de Januária, junto às comunidades vazanteiras, veredeiras, pescadores e pescadoras e quilombolas da região, com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Cáritas Diocesana de Montes Claros e do Centro de Referência em Direitos Humanos e Núcleo de Investigação Socioambiental (NIISA), debateram os problemas com a qualidade da água consumida pela população ribeirinha do São Francisco desde que os rejeitos de minério de Brumadinho atingiram as águas. Na comunidade de Riacho da Cruz, Padre João e Leninha apresentaram para a população os principais pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019), que trata sobre a Reforma da Previdência do governo atual.
Leninha e Padre João reuniram-se com a Colônia de Pescadores Z-16, em Pedras de Maria da Cruz, conversa que contou com a presença do presidente da Federação de Pescadores de Minas Gerais, Valtin Quintino da Rocha.
Em São Francisco, Padre João entregou itens para os moradores. Na comunidade Quilombola de Buriti do Meio, Padre João entregou três Marombas (máquina de amassar barro) para a produção de artesanato, frutos de indicação de emenda parlamentar do seu mandato em parceria com CODEVASF e em Tabuado os moradores receberam kit Fruto do Cerrado, composto por liquidificador industrial, tacho inox, despolpadeira, freezer, lavador de frutas e balança digital, ambos por meio da parceria com a Codevasf.