No último dia 25 de julho, lembramos dos 248 mortos identificados e outros 22 que ainda estão desaparecidos ou não foram identificados, vítimas do crime da Vale em Brumadinho. Uma tragédia anunciada. Um crime recorrente cometido por uma empresa que objetiva o lucro em detrimento da vida. Há anos o deputado federal Padre João vem denunciando os crimes desta e de outras mineradoras em Minas e no Brasil.
“A Vale, a mesma empresa que destruiu Bento Rodrigues, em Mariana, por meio da BHP Billiton, não tem compromisso com a história; com as pessoas, com a vida”, alerta Padre João. Ainda, de acordo com o parlamentar, o descomissionamento das barragens já existentes e os reparos ambientais precisam ser feitos com urgência.
“Este não pode ser mais um crime deixado impune. A Vale precisa pagar por esta tragédia continuada contra Minas e o Brasil. Como se já não bastasse o veneno na água, por meio dos agrotóxicos, agora temos a lama do minério. Chega de impunidade! Chega de crimes contra nossa gente e contra nosso meio ambiente, nossa Casa Comum”, finaliza Padre João.