Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Belo Horizonte sedia a 13ª edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar de Minas Gerais

A maior feira da Agricultura Familiar do Brasil, a AgriMinas, completa sua 13ª edição neste ano de 2019. A Feira Estadual da Agricultura Familiar de Minas Gerais acontece desde o dia 07 e encerra-se no domingo, dia 11 de agosto e, nesta edição, está em novo local, no Expominas, em Belo Horizonte.

 

A proposta da Agriminas é oferecer aos seus visitantes a experiência de ter contato com os agricultores familiares, degustar comidas e bebidas típicas, além de acompanhar apresentações culturais. A expectativa da organização é receber 100 mil visitantes entre consumidores, agricultores, técnicos, estudantes e lideranças rurais. A movimentação econômica deve girar em torno de R$ 8 milhões em negócios.

 

Agricultura familiar em números

 

A agricultura familiar é responsável pela produção de 80% de toda produção mundial de alimentos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A Organização também estima que são mais de 500 milhões de agricultores familiares dedicados à agricultura familiar em todo o mundo, o que corresponde a 90% de todas as propriedades agrícolas do planeta.

 

Em maio desde ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou a Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar, projeto aprovado em dezembro de 2017. A Década tem como objetivo unir esforços da comunidade internacional com a proposta de trabalhar de forma coletiva na formulação e implementação de políticas econômicas, ambientais e sociais para o fortalecimento da agricultura familiar até 2028. O plano também visa a criação de ações para erradicar a fome e a pobreza rural. Além de apoiar jovens, fomentar a igualdade de gênero e trabalhar com sustentabilidade e inovação na agricultura familiar.

 

No Brasil, são mais de cinco milhões de estabelecimentos familiares rurais. Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que foi extinto no início deste ano. A pesquisa também apontou que o setor responde por 33% do PIB agropecuário e por 74% da mão de obra que é empregada no campo. E o último Censo Agropecuário mostrou que a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios do Brasil com até 20 mil habitantes.

 

Fonte: Assessoria do evento – com modificações

Olá, como podemos te ajudar?