Padre João foi um dos coordenadores de um grande evento que aconteceu esta semana, em Brasília, para debater como anda a qualidade do alimento que chega às nossas mesas todos os dias. O Seminário “Terra, Território: alimentação saudável e redução de agrotóxicos” reuniu centenas de pessoas, entre as quais personalidades como a nutricionista, chef de cozinha e apresentadora de televisão Bela Gil, responsável pela palestra de abertura.
O deputado mineiro ressaltou que o seminário aconteceu em um momento muito oportuno: “estamos vivendo uma fase crítica, em que aumenta a disputa pela terra no Brasil e o governo estimula o desmatamento e corta recursos dos órgãos de fiscalização e controle ambiental”, disse.
“A terra é uma mãe que tudo nos oferece de graça. Não podemos retribuir a este presente com concentração fundiária, desmatamento, poluição das águas, contaminação por agrotóxicos e violência”. Padre João lembrou que agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais são constantemente atacados por representantes de setores conservadores, mas “a população urbana também sofre as consequências na sua saúde e na sua segurança alimentar”.
O parlamentar conclamou os movimentos sociais das cidades, do campo, das águas e florestas para enfrentar os retrocessos hoje observados no Brasil. Pediu também a retomada da discussão da Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos – PNaRA e de outros instrumentos legislativos pensados para enfrentar a destruição do meio ambiente e dos direitos inerentes à vida e à saúde das populações urbanas e rurais.