Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Pela vida, Arquidiocese de Mariana realiza Fórum Social em Barão de Cocais

A Arquidiocese de Mariana, por meio da Dimensão Sociopolítica, realizou o 7º Fórum Social pela Vida, em Barão de Cocais, entre os dias 26 a 29 de setembro de 2019. O Fórum acontece de três em três anos na Arquidiocese é um espaço para debates, troca de experiências e de propostas para atuação em favor da vida, da dignidade humana, da luta pela justiça social, à luz da fé e dos documentos da Igreja. Com o tema “A terra clama por justiça e os pobres, por direitos” e lema “Eu ouvi o clamor do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7-8), mais de quatrocentas pessoas das paróquias da Arquidiocese participaram de conferências, oficinas temáticas, palestras e debates, ao final foi proposta, lida e aprovada a carta de intenções para atividades para os próximos três anos.

 

Foram seis eixos temáticos discutidos no Fórum: Estado do Bem Viver; Saúde e Segurança Alimentar; Justiça Restaurativa; Água, Minério e Energia; Dignidade Humana e Juventude. Barão de Cocais escolhida para sediar o fórum vive o drama de milhares de famílias em Minas Gerais: medo de novos rompimentos de barragens de rejeito de minério, destruição e mortes pela lama, como aconteceu em Bento Rodrigues, em Mariana e em Brumadinho.

 

O Arcebispo Auxiliar de Belo Horizonte, dom Vicente de Paula Ferreira, se fez presente, em Romaria com mais de 300 pessoas para participar da Conferência “Igreja e Mineração.” Foram exibidas as fotos das 270 pessoas mortas no crime da Vale em Brumadinho, das quais vinte e uma ainda estão desaparecidas. Segundo Dom Vicente, “se tivéssemos gritado mais, o crime de Mariana não teria acontecido, se tivéssemos gritado mais, o crime de Brumadinho não teria acontecido. Deus nos escolheu para gritarmos e impedir que outros crimes aconteçam, como em Barão de Cocais, Congonhas, Macacos, Nova Lima e tantas outras comunidades,” enfatizou.

 

O bispo ainda ressaltou que precisamos fazer uma revolução; a ecológica. “Se não fizermos esta revolução, não teremos tempo para nenhuma outra revolução. Não teremos.”

 

O deputado federal Padre João conduziu a oficina “Saúde e Segurança Alimentar”. Padre João foi um dos articuladores do primeiro Fórum Social da Arquidiocese que aconteceu em Ouro Branco, em setembro de 2001, com apoio de Dom Luciano Mendes de Almeida, profeta e Servo de Deus.

 

Padre João tem dedicado sua vida na defesa da agricultura familiar, da segurança alimentar e nutricional, pela produção agroecológica e orgânica, na defesa de meio ambiente, contra o uso dos agrotóxicos, na defesa dos índios, quilombolas, das vítimas por barragem, dos direitos humanos.

 

Dom Airton, arcebispo de Mariana, também se fez presente em dois momentos do Fórum. No encerramento do evento, foi realizada a Romaria Profética e Orante em homenagem ao Servo de Deus, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, pelas ruas da cidade de Barão de Cocais.

Confira a carta do 7º Fórum Social pela Vida:

https://arqmariana.com.br/noticia/publicada-a-carta-compromisso-do-7o-forum-social-pela-vida/

Olá, como podemos te ajudar?