É grande a mobilização pela derrubada do Veto nº 37/2019 ao PL 3688/2000, que trata da prestação de serviço de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de educação básica. O deputado federal Padre João, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) e de partidos aliados estão empenhados para derrubar o veto do governo Bolsonaro.
A Psicologia e o Serviço Social dispõem de conhecimentos para atuar nas relações escolares, em conjunto com equipes multidisciplinares, auxiliando na promoção do desenvolvimento da aprendizagem, da apropriação dos conteúdos escolares e no enfrentamento aos problemas e desafios do cotidiano escolar, além do enfrentamento à violência no ambiente escolar.
O PL 3688/2000 foi aprovado com ampla maioria da Câmara dos Deputados no dia 12 de setembro deste ano, já em 19 de novembro, por meio da Mensagem nº 492, Jair Bolsonaro comunicou ao Congresso Nacional que vetava integralmente o Projeto de Lei 60, de 2007 – Senado – (PL nº 3.688, de 2000, da Câmara).
Padre João afirma que é inadmissível o que Bolsonaro e seu governo tenta fazer com a população brasileira. “Retira direitos de áreas tão importantes para os mais pobres como saúde e educação. Sou contra o veto nº 37/2019 ao Projeto de Lei da Câmara nº 3.688/2000 (PLC 60/2007- Senado Federal)”, diz.
“Vamos continuar trabalhando para que seja garantido o atendimento por Psicólogo e Assistente Social nas escolas públicas do nosso país. Educação não é gasto, mas, sim, investimento, principalmente para uma nação de dimensões continentais como a nossa. Vamos nos unir à sociedade, aos Conselhos Federais de Psicologia (CFP) e de Serviço Social (CFESS) e diversas entidades da Psicologia e do Serviço Social do Brasil, para a derrubada do veto e combate ao retrocesso”, finaliza Padre João.