A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou na última terça-feira (26) o processo de relicitação da concessão da BR-040, no trecho de 936,8 km entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). O requerimento segue para análise do Ministério da Infraestrutura. Empresa entrega a rodovia ser ter feito as obras e melhorias devidas e necessárias aos condutores que por ela circulam e aos moradores das cidades cortadas pela via.
De acordo com dados divulgados pelo jornal Estado de Minas, “em cinco anos e quatro meses de gestão da BR-040 entre Juiz de Fora e Brasília, a concessionária Via 040 arrecadou R$ 1,3 bilhão em pedágios sem duplicar nem mesmo 10% do trecho total que administra. Dos 936,8 quilômetros sob concessão, a empresa duplicou até agora 73 quilômetros (8% da extensão total), sendo apenas 12 quilômetros em Minas Gerais. Como alguns trechos já estavam duplicados antes do início da gestão, o contrato previa a duplicação de mais de 500 quilômetros pela Via 040”, o que não foi feito.
Para Padre João é um absurdo o que a VIA 040 fez com o povo brasileiro. O parlamentar afirma que a empresa arrecadou bilhões ao longo de toda a BR-040 e não cumpriu com o que havia sido acordado em contrato. “O que é ainda mais assustador é o fato deste governo aprovar que seja feita esta relicitação da BR-040 sem que haja pelo menos o pedido para que a empresa realize as obras ou que pague multa pelo não cumprimento do contrato”, ressalta, indignado, o parlamentar.
“As obras necessárias não foram feitas. As praças de pedágio não paravam de arrecadar. Para onde foi este dinheiro? Tapa buraco não é obra. Eles só mexeram onde era mais fácil e esqueceram lugares castigados pelo alto tráfego de minério, carvão e outros minerais pesados ao longo de nossas terras mineiras”, critica Padre João.
Relembre:
Padre João é foi autor do pedido de Audiência Pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, em Brasília, para que a empresa prestasse as devidas explicações ao povo. Na reunião, o deputado considerou ser um absurdo a desistência da empresa em administrar o trecho e afirmou que além dos deputados, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público acompanharão o processo de devolução.
Além da audiência, o parlamentar realizou visitas técnicas, debates públicos nas cidades mais afetadas pelo não cumprimento das obras e por diversas vezes usou a tribuna do plenário da Câmara para cobrar as obras e as devidas explicações, sempre motivado em cobrar as melhorias exigidas pela população.
Leia mais:
Aprovado requerimento de Padre João para tratar sobre a BR-040
Deputado federal Padre João participa de debate em Conselheiro Lafaiete sobre BR-040
Aprovado requerimento do Padre João para comissão fiscalizar concessionária da BR-040
Padre João cobra realização de audiência sobre BR-040
Rodovia da morte: duplicação da BR-040 não foi concluída pela concessionária