Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Projeto de Padre João é aprovado no Senado Federal

 

O plenário do Senado Federal aprovou na quarta-feira (11) o projeto 137/2017 da Câmara dos Deputados, que cria a Política Nacional de Economia Solidária (PNES) e o Sistema Nacional de Economia Solidária (SINAES). O projeto é de autoria do deputado federal Padre João PT/MG, sendo coautores: Paulo Teixeira, Eudes Xavier, Luiza Erundina, Miriquinho Batista, Paulo Rubem Santiago, Bonh Gass e Fátima Bezerra. O projeto 4.685 foi apresentado em 2012. Padre João reuniu-se com o então presidente da Câmara à época, deputado Marco Maia e pediu pressa na tramitação do projeto.

 

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o meio ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos, de maneira coletiva.

 

Padre João comemorou a aprovação do projeto: “O capitalismo só quer explorar, escravizar as pessoas. Levar lucro em tudo. Para isto destrói a natureza, polui, envenena e arrasa. A economia solidária é este novo modelo de viver: com a troca de mercadorias, sem exploração. Um modo de viver com dignidade, com gestão coletiva, com cooperação e solidariedade. Outro mundo é possível,” afirma Padre João.

 

“Nosso país registra crescimento da pobreza e da miséria e a concentração de renda está cada vez mais nas mãos de poucas pessoas. As desigualdades sociais estão se tornando um abismo. Este modelo não dá resposta, está falido. Só um novo jeito de produzir, consumir com respeito ao meio ambiente, com solidariedade humana será capaz de dar dignidade às pessoas”, conclui o parlamentar.

 

Padre João vai continuar trabalhando para que o projeto seja aprovado de novo Câmara dos Deputados, onde terá a aprovação final.

Olá, como podemos te ajudar?