Já nas primeiras iniciativas após o recesso parlamentar, estão previstas reuniões entre os deputados da bancada mineira e o governo para garantir a antecipação de R$ 900 milhões de reais, recursos das emendas individuais e coletivas que auxiliarão os municípios afetados pelas chuvas. Outra medida urgente é garantir agilidade para que os recursos sejam entregues, tendo em vista a situação de urgência.
A iniciativa vai garantir atendimento em áreas como: Saúde, Assistência Social, Segurança e em outras áreas necessárias para o povo mineiro, além da rápida recuperação dos municípios atingidos pelos temporais por toda Minas Gerais.
136 municípios estão em Situação de Emergência decretada pelo Estado e cinco em Estado de Calamidade Pública. O número de mortes ocasionadas pelas chuvas chega a 58. Além disso, de acordo com a Defesa Civil, em Minas, 45.390 pessoas estão desalojadas, 9.267 desabrigados e 67 feridas.
De acordo com o deputado federal Padre João, além de solidariedade, este momento exige dos parlamentares ações para que sejam sanados os problemas e, por isso, a importância de toda a bancada para amenizar os graves transtornos em que vivem os mineiros.
“Devido a urgência e necessidade enfrentada pelos municípios mineiros atingidos pelas fortes chuvas neste mês de janeiro, estamos viabilizando, com a urgência que a realidade exige, a indicação de recursos para a saúde e agilidade na liberação dos mesmos para atender as áreas mais afetadas. Estamos empenhados em colaborar com os que mais precisam neste momento”, finaliza Padre João.