Enquanto aguarda a aprovação da Câmara dos Deputados para a criação de Comissão Temporária Externa para acompanhar “in loco” os municípios impactados pelas fortes chuvas em Minas. Entre os dias 8 e 9 de fevereiro, o deputado federal Padre João esteve em Espera Feliz, Alto Jequitibá, Manhumirim, Santana do Manhuaçu, Manhuaçu e Divino, municípios da região Leste que foram destruídos pelas fortes chuvas que atingiram a região Sudeste do país.
Padre João foi acompanhar de perto os prejuízos e a dor das famílias que foram atingidas. As agendas serviram para ter uma dimensão dos problemas e como a situação pode ser amenizada, principalmente a curto prazo. Sobre o que conseguiu ver, o deputado fez um discurso na tarde da última terça-feira (11), na tribuna do plenário da Câmara dos Deputado, onde fez uma rápida avaliação.
“Visitei vários municípios neste final de semana, dialogando com as famílias atingidas, com os prefeitos e prefeitas. É uma situação muito triste. Nós tivemos em Minas Gerais 59 óbitos, 26.299 pessoas desalojadas, 7.581 desabrigadas, 68 pessoas feridas. São mais de 34 mil pessoas afetadas, desde pessoas que perderam a vida, familiares que perderam um ente querido, a pessoas que tiveram prejuízos de mais de R$ 30 milhões – uma só pessoa -, outro perdeu a casa, ou saiu com a roupa do corpo, outros que perderam a lavoura de café. São grandes prejuízos”, enumerou.
Padre João informou que a bancada parlamentar de Minas está dialogando, em busca de solução, inclusive para a renegociação de dívida em relação ao Pronaf. “Faço um apelo também à bancada capixaba e carioca —, precisamos ter uma ação conjunta porque está claro que vamos ter mais trabalho a médio prazo”, diz.
Padre João ainda afirma: “A situação ainda está caótica. Precisamos reconstruir cada município e dar dignidade aos moradores. Ainda temos comunidades completamente isoladas. Estamos fazendo nossa parte. Fizemos uma ação para reorganizarmos nossas indicações de emendas e, assim, contribuirmos com melhorias”, finaliza.