O deputado federal Padre João participou na última quinta-feira (11/5), de audiência pública sobre segurança alimentar e agricultura familiar, na Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. A reunião foi requerida pelo vereador Messias Veríssimo e o objetivo foi discutir a necessidade de ampliar a produção e comercialização de alimentos sem agrotóxicos no município.
Padre João ponderou que em termos de políticas públicas, houve muitos avanços nos últimos anos a nível federal, mas muitos municípios ainda não avançaram nas práticas. “Minas Gerais foi o estado pioneiro nas políticas de segurança alimentar, mas é preciso discutir e propor ações efetivas nos municípios. Lutar pela soberania e o direito à alimentação saudável, livre dos agrotóxicos, é direito de todos. Neves tem vocação o plantio sem agrotóxicos e muitos agricultores do município se dedicam arduamente em oferecer alimentos sem venenos. Porém, ainda há muitos desafios a serem superados”, disse.
Durante a audiência os agricultores do município apresentaram as dificuldades enfrentadas para o fortalecimento da agricultura familiar. Para eles, é necessário melhorar a infraestrutura para comercialização dos produtos; investir na Educação no Campo, principalmente para emponderar a juventude; elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; e investir em capacitação dos agricultores. Além disso, uma das demandas solicitadas ao deputado é a articulação, via emenda parlamentar, para a aquisição de um trator, que será de grande importância para a agricultura familiar em Neves.
Referência técnica
O vereador Messias Veríssimo relatou que uma das dificuldades enfrentadas pelos agricultores é a ausência de técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) para acompanhar e orientar os produtores. Depois que o técnico Ivaldo Martins Boggione foi promovido, Neves ficou sem referência técnica. Sobre a questão, o deputado Padre João afirmou que vai procurar o presidente da Emater para esclarecer o motivo da defasagem de profissionais, não só em Ribeirão das Neves, mas em várias regiões do Estado.
O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo de Lima Virgílio, afirmou que o fortalecimento da agricultura familiar é um das prioridades do Governo do Estado. “Não queremos que os agrotóxicos e a agroindústria tomem conta do mercado. Por isso precisamos construir políticas públicas e isso se faz ouvindo vocês. Queremos fortalecer a agricultura familiar e o nosso trabalho é justamente fazer essa estruturação”, ponderou.
Também participaram da reunião os representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA), Leonardo Koury e Marcela Menezes, além do secretário da pasta; representante da Comunidade Quilombola Nossa Senhora do Rosário, Eliane Baltazar; a secretária municipal de Assistência Social, Gláucia Brandão; o vigário forâneo da Forania Nossa Senhora das Neves Padre José Geraldo Souza; o padre da Rede Missionária Maria Mãe de Jesus, Ângelo Márcio; os vereadores Marcelo
de Jesus, Léo de Areias e Pastor Edson, além do requerente da audiência, Messias Veríssimo.