O deputado federal Padre João subiu na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados na tarde desta segunda-feira, dia 15/04, para repudiar mais um ato grave do governo atual contra brasileiros e brasileiras. Na última sexta-feira, dia 12, praticamente na calada da noite, Bolsonaro extinguiu os Conselhos de Participação e Controle Social, que eram responsáveis por garantir que a população também esteja presente nas decisões do governo.
A principal crítica de Padre João foi pelo fato de que a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, onde ele, por sua vez, está como 1º vice-presidente, e ela deu garantias de continuação das atividades dos conselhos.
Segundo Padre João, “o governo provou que não há comunicação entre seus próprios membros” e ainda completou: “essas organizações deram grandes contribuições no aprimoramento e na formatação de políticas públicas em diversos programas sociais. A extinção dos conselhos é algo inaceitável e nós vamos cobrar que o governo garanta a participação popular, prevista desde 1988 na Constituição Federal”, finalizou.
Vídeo do Dep. Padre João repudiando governo autoritário
Damares garante que os conselhos tinham uma agenda e um planejamento para as suas atividades
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro, Damares Alves, após ser convidada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, na semana passada e garantiu que os conselhos tinham uma agenda e um planejamento para as atividades. No outro dia, praticamente, seu presidente extinguiu todos os conselhos; responsáveis por garantir a participação e o controle social. Acompanhe a fala da ministra:
Vídeo da Ministra Damares: