Manifestamos nosso apoio aos profissionais de enfermagem de Minas Gerais. O governador Zema abandonou a categoria à própria sorte e não reconhece o trabalho incansável, humanitário e heroico da categoria – sobretudo neste tempo de pandemia. São eles que estão na linha de frente na guerra para salvar vidas e levar conforto aos pacientes que chegam aos postos de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais; várias vezes sem os equipamentos necessários para a própria proteção. Muitos adoeceram e outros chegaram a perder a vida.
Em abril 2019, participamos, junto à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, de audiência defendendo a redução da jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares para 30 horas semanais. Em abril deste ano, enviamos ofício ao governador solicitando gratificação aos profissionais da saúde, em virtude da crise sanitária provocada pelo novo Coronavírus. O governo de Zema não concedeu a gratificação e nem reajuste para a categoria. Gastou dinheiro com montagem do Hospital de Campanha que nunca foi usado e penalizou os profissionais. Além disso, o líder do poder executivo mineiro recusa-se ao diálogo com a categoria.
A saúde da população depende da integração multidisciplinar de várias áreas profissionais. Neste sentido, os trabalhadores da enfermagem são fundamentais para o cuidado e atenção à saúde integral dos indivíduos. O nosso mandato reafirma o compromisso de, junto à bancada estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), unificar o debate com a categoria, a fim de sensibilizar a sociedade, fortalecer a luta e exigir do poder executivo um canal de diálogo para o entendimento da pauta.
Chega de negacionismo, de governos autoritários que só acreditam no lucro e nas leis do mercado. Ratificamos a necessidade do reconhecimento e de salário justo para que a categoria trabalhe com dignidade, segurança e eficiência. É preciso garantir o piso salarial para estes profissionais tão essenciais em nossas vidas. Todo nosso apoio aos profissionais de enfermagem de Minas Gerais. Estamos nesta luta também!
Deputado Federal Padre João