Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Com luta, processo de licitação da MG 280 está em fase final


O deputado federal Padre João foi mais uma vez à tribuna da Câmara dos Deputados nessa terça-feira, 12, para comunicar mais um passo importante na luta pelo asfaltamento dos dois trechos da MG 280, entre Alto Rio Doce a Dores do Turvo e entre Paula Cândido e Divinésia. Nessa segunda-feira, 11, o deputado e representantes da Comissão Pró-Asfalto, nas pessoas de Alan Iatarola e Washington Luiz Cabral da Silva, se reuniram com o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira, para solicitar agilidade na liberação da Licença Ambiental para execução das obras na rodovia assim que for dada a ordem de serviço.

O secretário solicitou o número dos processos e o deputado assumiu o compromisso de acionar o Departamento de Edificações e Estradas de Minas Gerais (DEER/MG) para fornecer os dados. Nessa terça-feira, o DEER repassou as informações para o parlamentar que imediatamente os remeteu ao secretário.

A luta pela pavimentação dos dois trechos é antiga. Ganhou força a partir de 2015, através da Comissão Pró-Asfalto, articulada pelos padres das paróquias de Paula Cândido, Divinésia, Senador Firmino, Dores do Turvo, Alto Rio Doce e Cipotânea, com apoio de várias lideranças, vereadores, e prefeitos de toda região. Foram realizadas diversas ações ao longo destes três anos: audiências públicas, reuniões com órgãos de governo, passeatas, manifestações, panfletagens, mobilizações na Assembleia Legislativa, entre outras. Em todos esses atos o mandato do deputado federal se fez presente, seja pessoalmente e também através da assessoria.

Com luta e organização da população destes municípios a obra foi eleita e incluída como prioridade nos Fóruns Regionais do Governo de Minas.

Confira aqui algumas das ações ao longo do processo

2015

1ª Audiência Pública: 12 de junho, em Dores do Turvo;

Reunião com Secretário de Transporte e Obras Públicas do Estado (SETOP), Murilo Valadares, juntamente com diretor geral do DER, Célio Dantas: 14 de agosto. Ficou confirmada a existência dos projetos e os órgãos fariam a atualização dos valores;

Participação no Fórum Regional do Alto Caparaó: 2 de setembro, em Ponte Nova. Obra incluída e aprovada em 1º lugar pelo fórum;

2ª Audiência Pública: 17 de outubro, em Paula Cândido. Presença dos padres das paróquias envolvidas, lideranças, prefeitos, vereadores e deputados estaduais;

Trabalho feito junto à Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG, pedindo reunião para tratar do assunto.

2016

Reunião na Cidade Administrativa: 19 de abril. Secretaria de Governo (SEGOV). Encaminhamentos: projeto de engenharia pronto para os dois trechos, mas precisava atualizar valores. Compromisso de apresentar o projeto e os valores corrigidos;

3ª Audiência Pública e manifestação: 21 de abril, em Senador Firmino;

Vários ofícios foram protocolados solicitando agenda com o governo do Estado;

Reunião da Comissão Pró-Asfalto no DER de Ubá: 19 de agosto.

2017

Padre João cobra necessidade de asfaltamento da MG 280: discurso na Câmara dos Deputados: 28 de novembro;

Audiência Pública: 29 de setembro, em Abreus (município de Alto Rio Doce). Presença de deputados federais e do deputado estadual Roberto Andrade, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias;

Comissão Pró-Asfalto realiza ato na ALMG e cobra apoio e recursos para o projeto: 17 de dezembro;

Votação do orçamento, com aprovação de emenda (conhecida como janela) do deputado Roberto Andrade para execução do projeto.

2018

Reunião da Comissão Pró-Asfalto: 23 de fevereiro, em Paula Cândido;

Padre João parabeniza a Comissão Pró-Asfalto e a luta do povo: 28 de fevereiro – Discurso na tribuna da Câmara

Em abril, o DEER publicou o edital de licitação, com custo de 52 milhões para o trecho entre Alto Rio Doce a Dores do Turvo e 22 milhões para o trecho entre Paula Cândido a Divinésia.

As empresas habilitadas, já foram classificadas, sendo que o trecho de Alto Rio Doce já houve homologação sendo a vencedora a empresa Contek Engenharia S&A, falta agora apenas a assinatura do contrato e a ordem de serviço.

Padre João parabeniza a Comissão Pro-Asfalto pelo nível de luta e organização. “Esta obra é importante para população dos municípios de Viçosa, Paula Cândido, Divinésia, Senador Firmino, Dores do Turvo, Alto Rio Doce e Cipotânea e favorece dezenas de municípios vizinhos, atendendo uma população de 300 mil habitantes aproximadamente. Não vamos parar. A luta continua,” afirma Padre João.

Olá, como podemos te ajudar?