Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Consultor da ONU visita gabinete para discutir sobre segurança alimentar e nutricional

18835614_785289558319316_1352325612816563308_n

O deputado federal Padre João recebeu nessa quarta-feira, 7, no gabinete em Brasília, a visita do consultor da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Xavier Mendes, ex-deputado do país São Tomé e Príncipe. O objetivo da visita foi discutir formas de participação de parlamentares dos países de língua portuguesa no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CONSAN-CPLP). Na ocasião, o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso Nacional (FPSAN), foi convidado para integrar o CONSAN-CPLP.

 

Padre João manifestou interesse em compor o Conselho desde que o foco seja o cumprimento dos objetivos da Frente que representa. “É necessário apoiar e aprimorar as políticas públicas de forma que todos os brasileiros tenham acesso à alimentação adequada e de qualidade. Mas é importante destacar que a via que acreditamos ser a melhor é através da agricultura familiar e agroecologia. A dinâmica do agronegócio, que além de utilizar agrotóxicos, não respeita o meio ambiente, não representa o que defendemos”, ponderou o deputado.

 

Em janeiro deste ano foi divulgado relatório sobre segurança alimentar na América Latina realizado pela FAO e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). De acordo com a pesquisa, ao mesmo tempo em que o Brasil conseguiu superar a fome, mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade atinge 20% dos adultos, a maioria mulheres. O crescimento entre as crianças também é preocupante.

 

“A sociedade deveria estar em constante estado de alerta no que se refere à alimentação. O aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias tem impactado na ocorrência de doenças crônicas, principal causa de morte entre adultos. A promoção de uma alimentação adequada e saudável precisa ser constante. Por isso considero importante a participação no CONSAN-CPLP. A troca de experiências entre os países poderá nos ajudar a avançar nas políticas públicas”, finalizou Padre João.

 

Olá, como podemos te ajudar?