Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Curso de terapias naturais começa a todo vapor em várias regiões do Estado

21151763_830264577155147_3226383078321324518_n

No último fim de semana seis novas turmas deram início às aulas do curso de Plantas Medicinais e Homeopatia, promovido pelo mandato do deputado federal Padre João, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), em várias regiões do Estado. Objetivo do curso é fortalecer a prática da terapia natural e levar mais saúde e qualidade de vida para a população. Além disso, é uma boa oportunidade para trocar de experiências na área da medicina popular como forma de resistência frente à indústria farmacêutica.

 

Na regional NORTE I, o curso teve início no Alto Rio Pardo. Entre os alunos da turma estão pessoas dos municípios: Rio pardo, Salinas, Montezuma, Berizal, São João do Paraíso, Fruta de Leite, Indaiabira, Taiobeiras, Vargem Grande do Rio Pardo. Já na regional VALE DO PIRANGA, a aula inaugural foi realizada em Urucânia e contou com a participação de alunos da própria cidade, além de Abre Campo, Acaiaca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Sericita, Ponte Nova, Jequeri, Sem-Peixe, Guaraciaba e Piedade Ponte Nova.

 

Na turma da região METROPOLITANA, a formação foi realizada no Parque Lagoa do Nado, em Belo Horizonte. São 40 alunos em busca de conhecimento. Nessa turma há representantes dos seguintes municípios: Contagem, Santa Luzia, Jaboticatubas, Vespasiano, Matozinhos, Inhaúma, Prudente de Morais, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Sete Lagoas, Pompéu, Rio Acima, Caeté, Itatiaiuçu e BH.

 

Barbacena foi a cidade anfitriã e recebeu representantes de mais nove municípios da regional MANTIQUEIRA: Antônio Carlos, Senhora dos Remédios, Cipotânea, Ibertioga, Juiz de Fora, Santos Dumont, Barroso, Desterro do Melo e Alto Rio Doce. Já na regional LESTE, o primeiro módulo foi realizado no Instituto Federal de Manhuaçu e contou com a presença de dezenas de alunos de dezessete municípios: Vermelho Novo, Simonésia, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Orizânia, Santa Margarida, Divino, Dom Corrêa, Santa Rita, Conceição do Ipanema, Sacramento, Manhuaçu, Lajinha, Tombos, Manhuaçuzinho, São Pedro do Avaí e Santa Bárbara.

 

Por fim, na regional ALTO PARAOPEBA/INCONFIDENTES, a aula inaugural aconteceu na Casa do Tiradentes, comunidade de Carreiras, município de Ouro Branco. Vinte e oito pessoas participaram deste primeiro módulo, representando os municípios de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Cristiano Otoni e Rio Espera.

 

“Temos visto que cada dia mais tem sido imposto à população a lógica da medicina curativa, do tratamento das consequências e não das causas, a lógica do desequilíbrio ambiental e da poluição através do uso de pesticidas, herbicidas e demais agrotóxicos. As terapias naturais fogem a essa lógica do consumo e propõem tratamentos eficazes, sem agredir o meio ambiente”, defendeu o deputado Padre João.

 

Cuidado com a vida

De acordo com o assessor regional Cleiton Henriques, a primeira aula da turma da Metropolitana foi bastante motivadora. “A professora tratou das diferenciações das linhas de atuação da homeopatia; dos cuidados sobre a atuação homeopata, respeitando as leis vigentes; e ensinou o grupo a produzir tintura mãe para a produção dos preparados homeopáticos, diferenciando-os da cultura e percepção alopática (medicamentos convencionais). A aula instigou os alunos a fazer uma releitura sobre a vida e a natureza. O próximo módulo ficou marcado para o dia 30 de setembro”, relatou.

 

Olá, como podemos te ajudar?