As fortes chuvas que atingiram municípios da Zona da Mata no dia 4 deste mês deixaram um rastro de destruição. Pontes foram destruídas, dezenas de famílias perderam tudo e além dos danos materiais, houve perdas humanas. Diante dos estragos, o deputado federal Padre João solicitou ao Exército Brasileiro, órgãos dos governos federal e estadual ações imediatas para minimizar os efeitos causados pelas tempestades. Em Urucânia, cidade natal do parlamentar, o corpo de Vinícius Juventina Pires Rosemo, de 7 anos, segue desaparecido. Duas pessoas dessa mesma família morreram levadas pelas águas: Maria Fernanda Juventina, de 13 anos, e a avó Eva de Jesus Juventina, de 67.
Na última quinta-feira, 7, Padre João visitou regiões mais atingidas em Urucânia e Santa Cruz do Escalvado. Por meio de ofício, o deputado pediu, em caráter emergencial, que o Exército construa uma ponte metálica provisória em substituição a que foi destruída pelas chuvas sobre o Rio Casca, e que afeta os municípios de Urucânia, Santa Cruz do Escalvado, Rio Casca, Santo Antônio do Grama e região. “Fizemos essa mesma solicitação ao Ministério da Defesa, na pessoa do ministro Raul Julgamn. Outra ação importante do mandato em favor das famílias foi solicitar ao Ministério do Trabalho e Previdência Social que faça uma força tarefa para que as pessoas prejudicadas pelas chuvas tenham acesso aos benefícios da Seguridade Social e benefícios trabalhistas”, detalhou o parlamentar.
Em âmbito estadual, o deputado solicitou ao governador do Estado, Fernando Pimentel, empenho para construção urgente de uma ponte na MG 329 sobre o Rio Hélio Martins, próximo ao município de Santo Antônio do Grama. Ao DEER/MG reafirmou a importância de instalação urgente de uma ponte metálica sobre o Rio Casca. À Emater, Padre João pediu que intensifique os serviços de assistência técnica e extensão rural nos municípios afetados. Também foi solicitado à Cemig e à Copasa empenho para que reestabeleça o quanto antes o fornecimento de energia elétrica e água para os municípios: Abre Campo, Lajinha, Matipó, Pedra Bonita, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros, Sericita e Urucânia.