O deputado Federal Padre João (PT) e Leleco Pimentel, pré-candidato à deputado Estadual, concederam, na segunda-feira (30/05), entrevista à Rádio Montanhesa de Ponte Nova, emissora AM, no programa de Vicente de Freitas.
Na oportunidade, Padre João pode falar um pouco de sua atuação na Câmara dos Deputados, defendendo projetos de interesse da população, principalmente dos mais pobres e também dos trabalhadores e trabalhadoras, do campo e da cidade.
Padre João criticou a situação de desemprego no país e de fome, num país que é rico e um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Falou das dificuldades do produtor de manter suas atividades, em virtude dos altos preços dos insumos e alertou para o risco da situação se agravar, uma vez que os produtores não estão conseguindo se manter no mercado por causa dos custos de produção, que estão acompanhando cotação internacional, sem qualquer política pública para proteção do mercado interno.
Padre João falou também da falta de política para mineração, que atua no país destruindo o meio ambiente, comunidades tradicionais, e causando sofrimento a famílias de atingidos pelo impacto da exploração e pelos rejeitos da mineração. Alertou para os parlamentares que aparecem em época de eleição, destinam recursos para os municípios e votam lá no parlamento, contra os interesses dos seus eleitores, aprovando leis que retiram direitos
do trabalhador, da saúde, da educação, como a Lei do teto e algumas privatizações.
Padre João listou alguns dos recursos que enviou para Ponte Nova recentemente: para os hospitais Arnaldo Gavazza e Nossa Senhora das Dores, (envia todo ano para os dois hospitais) que beneficia toda região, uma vez que estes hospitais oferecem serviços especializados e de qualidade para a população de toda a região, evitando viagens cansativas para grandes centros, em busca de tratamento.
Padre João elogiou também a administração dos hospitais, na figura do Sr. José Bueno, que representou uma mudança com resultados significativos na administração hospitalar, principalmente no Hospital Nossa Senhora das Dores.
Também recebeu recursos de emenda do deputado, o Instituto Federal de Ponte Nova – 250 mil em 2018, a Apae – 150 mil em 2020 para compra de uma van, o grupo Gamga Zumba – 60 mil para custeio em 2020, a prefeitura municipal para construção da UBS Palmeirense – 750 mil em 2018 e para compra de equipamentos para unidades.