O deputado federal Padre João apresentou requerimento de urgência para apreciação do Projeto de Lei Complementar 76/2007 que amplia o número de municípios mineiros na área da Sudene. O projeto está pronto para a pauta do plenário desde 2015. Atualmente são 85 municípios mineiros que compõem a área da Sudene. Pelo projeto, serão incluídos mais 28 municípios.
A Sudene foi criada em 1959 pelo então presidente da República Juscelino Kubistchek. Em 2001 ela foi extinta por Fernando Henrique Cardoso e foi substituída pela Agência de Desenvolvimento do Nordeste. Em 2003, o então presidente Lula recriou a Sudene e chamou para participar da cerimônia o idealizador do projeto, o economista Celso Furtado.
A Sudene tem como objetivo coordenar e promover o desenvolvimento o Nordeste brasileiro. E nas áreas dos estados em que ela abrange, promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável, além da integração regional. Tudo com políticas específicas para distribuição de renda, abastecimento de água, geração de trabalho e renda e incentivos fiscais.
Padre João considera muito importante a ampliação dos municípios mineiros na área de abrangência da Sudene. “Nosso povo tem vivido com dificuldades. Há uma escassez de água cada vez mais acentuada na região. Isso traz problemas de toda natureza. Nesse sentido, é preciso ter políticas específicas para atender a população. Estar incluído na área da Sudene é importante. Por isso, nosso empenho para que este projeto seja votado mais rapidamente”, enfatizou o deputado.