As fortes chuvas das últimas semanas atingiram níveis acima da média para o período e provocaram a elevação do nível dos rios, alagamentos, destruição e mortes em Minas Gerais. Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da Zona da Mata foram os mais afetados. Diante disso, o deputado federal Padre João procurou a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Governo, para solicitar empenho no atendimento das comunidades atingidas.
Em Urucânia, cidade natal do parlamentar, Maria Fernanda Juventina, de 13 anos, morreu. O irmão da adolescente, Vinícius Juventina Pires Rosemo, de 7 anos, e a avó Eva de Jesus Juventina, de 67, continuam desaparecidos. Nessa terça-feira, 6, Padre João usou a tribuna da Câmara para prestar solidariedade à família. “Os pais da adolescente, Ronaldo e Érica, são amigos, conterrâneos, moradores da comunidade Parada Paulista. Manifesto nossa solidariedade e apoio. Ainda não pude comparecer a Urucânia devido ao grande volume de trabalho na Câmara, mas pedi aos meus familiares e assessoria que se fizessem presentes e demonstrassem nossa disposição em ajudar. Nesta sexta-feira, 8, estarei no município para contribuir pessoalmente no que for preciso. Fiz contato com o prefeito de Urucânia, de Santa Cruz do Escalvado e um apelo ao governo do Estado para atender as famílias que perderam a casa e todos os bens materiais. Mas o que mais nos comove é a perda da vida. A todo o povo atingido, prestamos nossa solidariedade. Agora é reunir todas as forças para tentar reparar a dor e os danos causados pelas chuvas”, enfatizou Padre João.
Belo Horizonte, Perdizes (Triângulo Mineiro) e Ribeirão das Neves registrou um óbito em cada município. Já em Uberaba duas pessoas morreram em decorrência das enchentes. Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, São Pedro dos Ferros, Santo Antônio do Grama e Abre Campo são municípios que contabilizaram grandes perdas materiais. O mandato do deputado Padre João também entrou em contato com os poderes Executivo e Legislativo das respectivas cidades afetadas pelas chuvas, manifestando solidariedade e solicitando total empenho no atendimento às famílias. Sete municípios já decretaram situação de emergência: Buritizeiro (Norte), Cristina (Sul), Tombos (Zona da Mata), Congonhas (região Central), Novo Cruzeiro (Jequitinhonha e Mucuri) e Jaboticatubas e Ribeirão das Neves (Grande BH).