Hoje é um dia muito especial: Dia Nacional dos Pescadores e Dia de São Pedro. Nesse dia em que é comemorada esta atividade milenar, precisamos denunciar a forma como o atual governo está castigando cruelmente os pescadores profissionais do nosso país. No começo, os pescadores ficaram num limbo. Acabaram com o Ministério (da Pesca) e eles não sabiam se iam para o Ministério da Agricultura ou para o Ministério da Economia.
Depois montaram o Registro Geral de Pescadores (RGP) que precisa ser entregue até setembro e tem de ser preenchido virtualmente. Mas o sistema não funciona, está sempre sobrecarregado e as pessoas precisam passar a noite preenchendo e se revezando para conseguir.
Outra norma desrespeitosa foi a exigência de apresentação do Relatório de Atividade Pesqueira (REAP) de três em três meses. Depois, com muita luta, passaram para seis meses e agora temos a sinalização de que o relatório poderá ser feito uma vez por ano, o que é mais razoável. Por fim, denunciamos a cassação da licença de 12.763 pescadores profissionais feita por meio da Portaria 872.
Outro ataque veio com a portaria do Ministério do Meio Ambiente que coloca na lista de possível extinção o pacamã e o surubim, logo o surubim que é um dos pescados que garantem mais renda para os pescadores. É mais uma ação criminosa com estes trabalhadores que tiram seu sustento da pesca.
No Dia do Pescador não temos nada o que comemorar. Pelo contrário, é reunir as forças para lutar e reverter esse conjunto de maldades contra os pescadores e dar um basta neste governo que vem destruindo a vida dos trabalhadores.
#TôComPadreJoão #DiaNacionalDosPescadores #DiaDeSãoPedro #RGP #REAP