Em discurso na tribuna da Câmara, Padre João explicou aos demais parlamentares que o conceito de segurança alimentar e nutricional significa ter acesso aos alimentos na quantidade necessária, qualidade e regularidade, sem precisar abrir mão de outras necessidades da pessoa. E mostrou que, ao destruir programas sociais importantes, o governo federal faz com que os pobres abram mão de outros direitos para conseguir comprar comida.
O parlamentar ainda ressaltou que: “além da crescente dificuldade de acesso aos alimentos para a família, a qualidade dos alimentos também está comprometida no Brasil, seja pela contaminação por agrotóxicos, seja pela contaminação por bactérias que podem causar doenças até a morte, como presença de salmonella na carne de frango, como denunciado na imprensa”.
Padre João apresentou uma reportagem revelando que em 2017, um grande carregamento de carne de frango exportada pelo Brasil foi devolvida pelo Reino Unido, porque estava contaminada pela salmonella. “A carne barrada pelo Reino Unido foi devolvida para o Brasil, processada e depois vendida normalmente nos supermercados brasileiros”, denunciou o deputado.
O deputado fez um levantamento e concluiu que já chega a mais de 250 o número de novos registros de agrotóxicos liberados no Brasil apenas em 2019. Segundo Padre João isto é muito grave, porque os agrotóxicos são os principais poluidores dos alimentos e das águas no país. “A água que chega às residências é contaminada, muitas vezes por pesticidas desconhecidos, que nunca passaram por testes, como é o caso do florpirauxifen-benzil, um veneno inédito, tão maléfico à saúde que nem sequer pôde ser testado na Europa, por exemplo, devido ao seu alto nível de toxicidade”.
“A Constituição Federal garante nosso direito à alimentação adequada. O alimento deve preservar nossa vida, nunca causar doenças. Precisamos dar um basta na ganância de empresas que fabricam o agrotóxico que envenena o alimento que comemos e, depois, tentam nos vender também o remédio para as doenças que eles mesmos causaram”, concluiu.