Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Em Paracatu, Comissão de Participação Legislativa da Câmara discute a segurança de uma das maiores barragens de rejeitos do país

No último dia 9/08, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados esteve na cidade Paracatu, distante cerca de 480 quilômetros de Belo Horizonte, na região Noroeste de Minas, para tratar sobre a segurança de Barragens. O município abriga a maior planta de mineração de ouro a céu aberto do mundo.

 

Os moradores, além de conviver diariamente com a possibilidade de rompimento de duas das grandes barragens de rejeitos da empresa canadense Kinross – Santo Antônio e Eustáquio -, a população lida com outra grande preocupação: a contaminação da água por arsênio, substância cientificamente comprovada como cancerígena.

 

O debate contou com a participação do deputado federal Leonardo Monteiro, o presidente da Câmara Municipal de Paracatu, vereador Wilson Martins; o presidente da OAB (Subseção Paracatu), Paulo Anacleto; Mauro Mundim, representante do Movimento Todos em Defesa da Vida; Pedro Joaquim Ferreira, tenente do Corpo de Bombeiros; lideranças locais e a comunidade, debatendo sobre a segurança de barragens.

 

De acordo com Padre João, “o tema é de extrema importância e, cada vez mais, se faz necessário seu debate em audiências em todo o país”, o parlamentar ainda ressalta que a exploração do ouro é uma das principais atividades do município, mas que é preciso buscar soluções para que esta não seja mais uma cidade atingida pela mineração, assim como ocorreu em Bento Rodrigues, em Marina (2015) e em Brumadinho, em Janeiro deste ano. “O lucro não vale a vida, nem a humana e nem a ambiental”, conclui.

Olá, como podemos te ajudar?