Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Encontro do Muda PT movimenta militantes do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais

No último sábado, dia 18 de maio, o deputado federal Padre João e sua equipe participaram do seminário “Muda PT/MG”. O encontro contou com a presença de várias lideranças políticas do Estado como: deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de diversas tendências internas do partido, que se reuniram para, mediante os desafios colocados pela conjuntura estadual e nacional, pautar novo rumo para o Partido dos Trabalhadores, a partir da reestruturação de seus diretórios em todas as instâncias organizativas. O momento exige da esquerda unidade, traçar estratégias para avançarmos na construção de um projeto que repense o Brasil, na ótica da distribuição de renda e da justiça social, da defesa da democracia e garantia de nossa soberania.

 

O Muda PT/MG é um campo, ou movimento dentro do Partido, que é capaz de fazer uma autocrítica no seio da sigla dos equívocos, ora cometidos, na sua condução pelo campo majoritário, e apontar uma saída, mais à esquerda, na retomada de suas plataformas. Segundo Padre João “é importante retomar o partido pela base, dialogando com seus filiados e militantes, trabalhar a formação de seus quadros e pautar um programa em todas áreas em sintonia com os setoriais. Ser capaz de dialogar internamente e para fora, com outros setores da sociedade, como os movimentos populares, sociais, sindicais e as igrejas comprometidas com a classe trabalhadora”, afirma o parlamentar que ainda completa: “o partido precisa voltar às suas origens, ser um partido de massa e forte. Ser e carregar a bandeira socialista, com as condições de reunir todas as forças de esquerda para juntos lutarmos por um sistema socialmente justo, politicamente democrático, economicamente sustentável e culturalmente libertador, por isso somos, enquanto tendência, da Militância Socialista”, explica.

 

De acordo com o parlamentar, o primeiro passo para esta transformação passa pelo PED (Processo de Eleição Direta), em 8 de setembro deste ano, quando o Partido terá a possibilidade de renovar seus diretórios nas instâncias municipais, estaduais e nacional, com outros dirigentes motivados e impulsionados à luta dos novos tempos.

 

Reconhecemos a história de cada partido, sobretudo os de esquerda, mas não tenhamos dúvidas de que o Partido dos Trabalhadores fez muito pelo Brasil em seus 39 anos, com o emplacamento das políticas de inclusão dos mais pobres, dos negros, índios, jovens e mulheres, no combate a fome e geração de trabalho e renda. A ferramenta mais importante e necessária em um País democrático é o partido político.

 

Temos um grande desafio pela nossa frente, pois a articulação do capital financeiro é cruel, principalmente com relação aos trabalhadores e aos direitos sociais, à nossa soberania. Precisamos reagir para recolocar o Brasil no seu devido lugar e reestabelecer a agenda popular, colocando a economia a serviço do povo nos países do terceiro mundo, sobretudo os da América Latina.

 

Confira as fotos do Seminário Muda PT:

 

Acompanhe a íntegra da primeira parte do Seminário:

https://www.facebook.com/padrejoao/videos/2341771326100663/?t=4299

Olá, como podemos te ajudar?