Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional elabora plano de trabalho

image

O deputado Padre João, presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN) se reuniu na última quinta-feira (27/04) com integrantes da Frente para discussão do plano de trabalho e eleição da coordenação executiva. Entre as pautas a serem discutidas ao longo deste ano está a importância de endurecer a legislação contra o uso de agrotóxicos. Para o deputado, debater a qualidade dos alimentos consumidos pelos brasileiros é uma questão de saúde pública.

 

“Os males causados pelo uso intensivo de agrotóxicos à saúde dos trabalhadores rurais e à população são muitos. Dentre os efeitos associados à exposição crônica a ingredientes ativos de agrotóxicos podem ser citados infertilidade, impotência, abortos, má formações, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer”, alertou Padre João. “Além disso, precisamos debater também sobre o excesso de substâncias nocivas à saúde presentes nos alimentos industrializados. Mais da metade da população brasileira é obesa e isso de deve em grande medida ao consumo exagerado desses alimentos”, completou.

 

A FPSAN tem como principais objetivos: aprimorar a legislação federal de modo a assegurar a todos os brasileiros o direito a alimentação adequada saudável; apoiar a implantação e consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); articular e integrar atividades com as ações do Governo ou da sociedade civil, voltadas para o tema da segurança alimentar e nutricional; estimular e valorizar a participação ampla e democrática da sociedade nas discussões do assunto; e defender a Soberania Alimentar através da conservação, do enriquecimento da biodiversidade e utilização sustentável dos recursos naturais.

 

Cabe também à Frente promover ações com o objetivo de ampliar as condições de acesso aos alimentos produzidos pela agricultura familiar; incentivar a criação de Frentes Parlamentares de Segurança Alimentar e Nutricional nas casas legislativas estaduais e municipais, promovendo o intercâmbio com estes entes; articular junto ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) atividades que incentivem a educação alimentar; realizar levantamentos contínuos das pautas que envolvem a temática de SAN; e dialogar com outras frentes relacionadas a SAN.

 

A próxima atividade da FPSAN será realizada entre os dias 3 a 5 de maio. Trata-se do V Encontro de Planejamento de Atividades da Frente Parlamentar contra a fome na América Latina e Caribe, a realizar-se na Guatemala.

Olá, como podemos te ajudar?