Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Luta pela pavimentação da MG 280 continua

20479792_817652018416403_8712785715566649808_n

A luta pela pavimentação da rodovia MG 280 é antiga. Começou com realização de audiência pública popular realizada junho de 2015, em Dores do Turvo. Centenas de pessoas, lideranças políticas e padres das paróquias da região debateram e cobraram a ligação por asfalto dos dois trechos da rodovia: de Alto Rio Doce até Dores do Turvo, com 24 km de extensão, e de Divinésia até Paula Cândido, com 14 km de extensão. Na ocasião, foi criada uma comissão intitulada Pró-Asfalto. O deputado federal Padre João participou da audiência e cobrou a realização da obra.

 

Na época, os representantes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) não apresentaram nenhum dado concreto sobre a obra. Em reunião na Secretaria de Transporte e Obras Públicas do Governo de Minas e DER/MG com a comissão Pró-Asfalto, foi informado que o projeto de engenharia estava pronto, mas o valor da obra teria que ser atualizado.

 

Em audiência pública realizada em outubro de 2015, em Paula Cândido, com a presença do deputado federal Padre João, deputados estaduais, prefeitos e vereadores, representantes do governo de Minas informaram que o custo da obra que seria de R$ 75 milhões. Outras reuniões aconteceram junto aos órgãos estaduais, incluindo a Secretaria de Governo, porém o Governo do Estado alega que enfrenta uma crise financeira e não dispõe de recursos para a realização da obra.

 

O mandato é parceiro na luta e está presente em todas as reuniões da comissão Pró-Asfalto. “Vamos continuar mobilizados para que o trecho seja asfaltado. A articulação da comunidade, paróquias e lideranças políticas é fundamental para que a obra seja realizada. O projeto está pronto. Foi incluído nas obras prioritárias dos Fóruns Regionais do Governo. Os problemas financeiros pelos quais o governo está passando dificultam a concretização dessa conquista para as comunidades”, finalizou Padre João.

 

No dia 29 de setembro será realizada nova reunião no distrito de Abreus com presença de lideranças, prefeitos, deputados e representantes do governo do Estado para discutir a atual situação orçamentária para a realização da obra.

Olá, como podemos te ajudar?