O Mandato Coletivo e Participativo Deputado Federal Padre João, seguindo sua missão, participou de mais uma Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Arquidiocese de Mariana, que aconteceu em Carandaí, neste dia 1º de maio. Esta é a 29ª edição do evento, organizado pela arquidiocese, por meio de sua dimensão sociopolítica, em parceria com vários movimentos sociais, sindicatos e pastorais.
Os romeiros vieram de diversas paróquias da Arquidiocese e se concentram no Parque de Exposição da cidade, onde foram recebidos com muito carinho e animação. Dali, saíram em caminhada rumo à praça da Matriz de Sant’Ana. Durante o trajeto, com cânticos, orações, os romeiros se manifestaram contra a Reforma da Previdência, contra o desemprego, contra a perda de direitos e contra a destruição dos sindicatos promovida depois do golpe de 2016.
Água
Em três momentos, no trajeto, os romeiros pararam para refletir e denunciar a poluição das águas, a destruição dos rios e as mortes de mais trezentos trabalhadores e trabalhadoras provocadas pelos crimes da Samarco/Vale/BHP Billiton em Mariana e da Vale em Brumadinho. Além disso, denunciaram também o medo e o drama de milhares de famílias que vivem sob o risco de novos rompimentos de barragens como é o caso da população de Congonhas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Ouro Preto e Itabirito.
Agrotóxico
O segundo momento foi marcado por reflexão em torno dos perigos dos agrotóxicos, que tem matado, mutilado e intoxicado trabalhadores e trabalhadoras em todo Brasil. E o mais grave é que ele tem provocado mortes e doenças na população brasileira, já que o alimento está todo contaminado. Agrotóxico mata! É veneno! Cada brasileiro está consumindo oito litros de veneno por ano, denunciaram.
Políticas Públicas
A última parada ocorreu na praça da prefeitura e os romeiros refletiram sobre as políticas públicas, seguindo o tema da Campanha da Fraternidade deste ano proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Com cartazes, faixas e cartões vermelhos, os romeiros condenaram os cortes no orçamento e o desmonte do Estado, que só beneficia os ricos, a elite e o capital financeiro. O resultado dessa ação é o desemprego, que não para de crescer, já atingindo quase 14 milhões de brasileiros.
Encerramento
Com a presença de vários padres da Arquidiocese, o ato foi encerrado com missa na Matriz de Sant’Ana, presidida pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre Marcelo Santiago, que leu mensagem de Dom Airton, que está em Aparecida em virtude da Assembléia Geral dos Bispos do Brasil. Antes da missa, foi plantada uma árvore no jardim da matriz, simbolizando o compromisso de todos com a vida, com meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável e em defesa da nossa “Casa Comum” – o planeta terra.
O deputado Padre João parabenizou a Arquidiocese pela realização do evento. “São 29 anos de luta e de história da Romaria. Os nossos assessores marcaram presença: Maricarmem, Macedo, Francis, Walisson, Dilson e Leleco Pimentel. É bonito ver o povo caminhando, buscando seus direitos, sempre guiado pela fé, como sinal profético. Os temas debatidos e refletidos são nossas bandeiras luta do dia-a-dia ao longo de nosso mandato,” afirmou Padre João.