Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Mandato participa de negociações do Acampamento Fazenda da Prata

Mandato participa de negociações do Acampamento Fazenda da Prata

Nessa terça-feira, 3, o mandato do deputado federal Padre João, representado pela assessora Selma Nunes, participou da reunião de negociação sobre a área do acampamento José Bandeira, localizada na Fazenda da Prata, em Pirapora, Norte de Minas. Cerca de duzentas famílias moram atualmente no local e reivindicam que a área seja destinada para fins de reforma agrária. Representantes do acampamento afirmam que a Fazenda engloba terras da União e do município, o que viabilizaria um Decreto do Governo Federal declarando o terreno área de interesse público.

 

A reunião foi com o diretor adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Cristiano Neuenschwander Lins de Morais, técnicos do órgão e representantes do acampamento, Geraldo Pires de Oliveira e Ismael Bert Mendes, da Frente Nacional de Lutas.

 

Ocupada em 2003 pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Fazenda da Prata tem uma área de 2.937 hectares e se encontrava abandonada há mais de um século. Após sete anos, as famílias foram despejadas, mas a área continuou abandonada por dois anos. Diante disso, em 5 de agosto de 2012, cerca de 180 famílias reocuparam o local, tornando a área novamente produtiva.

 

Para o deputado Padre João, como os proprietários têm uma dívida milionária com a União, o melhor caminho seria a negociação. “O processo mais rápido que garantiria aos acampados a posse da terra seria o Incra comprar a área. Mas há limitação orçamentária e ao que parece, os donos não apresentaram propostas de negociação”, disse o parlamentar.

 

Sobre o processo de reintegração de posse que se encontra concluso para decisão judicial, a PGFN ficou de enviar todos os processos de execução da Fazenda para juntada aos autos. O mandato do deputado Padre João continuará acompanhando e contribuindo para que seja garantido o direito à posse da terra aos acampados.

 

Olá, como podemos te ajudar?