Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Mineração é tema da 28ª Romaria dos Trabalhadores em Congonhas

Com o tema “Mineração para que e para quem? Por uma economia a serviço da Vida”, a Arquidiocese de Mariana promove no dia 1º de maio a 28ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em Congonhas, Região Pastoral Mariana Oeste. Como nos anos anteriores, o deputado federal Padre João, membro do clero arquidiocesano, irá participar do evento.

Segundo a coordenação, neste ano a Romaria deseja questionar os impactos da mineração causados à qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente, além de questionar a perda de direitos dos trabalhadores, sobretudo aos ligados à atividade mineradora. “Queremos pautar estas reflexões e ampliar o debate, com vistas a fortalecer nossa organização e mobilização por melhores condições socioambientais, em defesa da vida, em todas as suas dimensões e expressões”, diz a carta-convite assinada pelos organizadores, padre Marcelo Santiago e Flávia Ribeiro.

Para o deputado Padre João, o tema deste ano é oportuno. “A mineração deixa feridas abertas na paisagem em várias cidades mineiras. Gera riquezas à custa da poluição ambiental, prejudica a saúde das pessoas e deixa dezenas de comunidades em alerta diante dos riscos que a atividade provoca. É importante suscitar o debate entre a população e buscar caminhos. Já se passaram quase dois anos e meio do crime de Mariana e não houve reparação dos danos causados ao povo e ao meio ambiente. Esse tipo de economia está a serviço da vida? O tema da romaria é bastante oportuno porque alerta as pessoas para problemas que estão batendo à nossa porta”, ponderou Padre João.

A concentração para a Romaria acontecerá a partir das 8h na Escola Estadual Lamartine, no bairro Praia. Após a caminhada, que sairá às 10h pelas ruas da cidade, haverá a celebração eucarística presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha na quadra do Colégio Piedade, próximo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. “Organize a sua comunidade e venha participar conosco! Traga suas bandeiras de luta, faixas e cartazes expressando solidariedade para com os trabalhadores e trabalhadoras, na defesa de seus direitos”, convidam os organizadores do evento. *Com informações do site: http://arqmariana.com.br.

Olá, como podemos te ajudar?