Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Nenhum direito a menos para estudantes e trabalhadores

Na última quarta-feira, dia 15 de maio, estudantes e trabalhadores de todo o Brasil saíram às ruas em ato contra a redução de recursos para a Educação e contra a Reforma da Previdência, proposta pelo governo de Jair Bolsonaro. O mandato do deputado federal Padre João esteve lado a lado com a população nas manifestações e atos, somando esforços para barrar quaisquer retiradas de direitos.

Em cada uma das regionais do mandato, os assessores estiveram nas ruas. Padre João, devido às suas atividades em Brasília, acompanhou os atos da Esplanada dos Ministérios, junto aos parlamentares de oposição, levantando a bandeira da Educação e dos trabalhadores. Além disso, Padre João manifestou-se, dentro do Plenário Ulysses Guimarães, onde ocorreu a Comissão Geral com a presença do ministro da Educação, que teve que prestar esclarecimentos sobre os cortes nas Universidades e Institutos Federais.

De acordo com o deputado federal Padre João, “Bolsonaro é inimigo da educação e está promovendo o maior desmonte da educação pública no país, cortando 30% dos recursos. A medida vai parar as Universidades e Institutos federais e também a educação básica e infantil em todo Brasil. O que vemos é uma amostra do que o atual governo pretende fazer: privatizar a educação no país”, afirma.

Preocupado, Padre João diz: “com esta medida, os hospitais universitários serão atingidos, levando a saúde pública ainda mais para o caos. Projetos e pesquisas também serão paralisados” e ele ainda garante: “O governo atual está destruindo a educação brasileira, os ataques às universidades e aos institutos federais são absurdos. Quando tiraram o PT do poder, ao contrário de resolver a situação, deixaram tudo pior, com o fim da educação, do Minha Casa, Minha Vida e da Farmácia Popular”, finaliza Padre João.

Nota do PT: O Brasil vai às ruas contra o retrocesso

“O Partido dos Trabalhadores saúda os milhões de brasileiras e brasileiros que tomaram as ruas do país nesta quarta-feira, 15 de maio”

O Partido dos Trabalhadores saúda os milhões de brasileiras e brasileiros que tomaram as ruas do país nesta quarta-feira, 15 de maio. Estudantes, professores, trabalhadores de todas as regiões demonstraram seu repúdio ao desmonte da Educação pública e ao projeto que visa a acabar com a aposentadoria.

 

As gigantescas e pacíficas manifestações de ontem confirmam a ampla rejeição à agenda de retrocessos que Jair Bolsonaro quer impor ao país. Deram uma contundente resposta a um governo que serve ao mercado, ataca os direitos do povo, abre mão da soberania nacional e demonstra horror à inteligência, à educação e à cultura.

 

Nossos governos provaram que é possível democratizar o acesso à educação de qualidade, em todos os níveis de ensino. Nossas elites e a direita retrógrada que Bolsonaro representa querem destruir esse legado, que pertence ao povo brasileiro, especialmente aos mais pobres, que pela primeira vez tiveram, oportunidades de crescimento sempre negados.

 

Mas a sociedade brasileira está viva e nossa juventude não abre mão de seu futuro. Esta foi a primeira de muitas outras jornadas de luta que virão. O PT estará sempre ao lado da Educação, do país e do povo brasileiro, em todas as frentes: no Congresso, nas escolas, nas fábricas, nas redes e nas ruas com nossa militância aguerrida.

 

Vamos à luta! Eles não podem parar nossos sonhos.

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara

Humberto Costa, líder do PT no Senado

Olá, como podemos te ajudar?