Na última quinta-feira, dia 6 de junho, o deputado federal Padre João cobrou da Câmara dos Deputados o conjunto de propostas para aprimorar o Marco Regulatório da Mineração. De acordo com Padre João, o presidente da Câmara Rodrigo Maia havia sinalizado que em maio haveria uma força-tarefa para que fossem votadas as matérias para maior controle e segurança das barragens no país.
Padre João denuncia: “já estamos na primeira semana de junho, ontem, dia 5, foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, estamos na semana mundial do meio ambiente e é fundamental a gente avançar!” O parlamentar ainda cobrou que fosse designada a relatoria, de preferência por aqueles que de fato tenham participado das atividades propostas como as visitas técnicas, diligências, reuniões e audiências públicas.
“Nós precisamos dar uma resposta para o povo brasileiro. Para o mundo. Foram 274 mortos só em Brumadinho, sendo que 22 corpos continuam desaparecidos; 19 mortos em Mariana e ainda tem Barão de Cocais, que está isolada desde o início do ano. As famílias estão fora de suas casas desde nove de fevereiro deste ano. Congonhas tem uma bomba! Precisamos deixar um apelo, pois precisamos avançar”, cobrou Padre João.