Na quarta-feira, dia 4, juntamente com o deputado federal Vilson, a pedido da Associação dos Produtores de Cachaça de Abreus, o deputado federal Padre João reuniu-se com Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A ela, foi solicitado apoio e solução para os produtores de cachaça artesanal do distrito de Abreus, município de Alto Rio Doce, que estão com a produção paralisada por atos de fiscalização de seu Ministério.
A economia do distrito tem um dos focos a produção de cachaça. Doze produtores do distrito tiveram suas unidades produtoras fechadas. A paralisação gerou enorme impacto social e econômico, afetando diretamente mais de 300 famílias. “Nosso pedido foi no sentido de que o ministério dê um tempo aos produtores, para fazerem as adequações necessárias, explica Padre João, que ressalta que “a ministra entendeu a gravidade da situação e ficou de analisar a questão com os técnicos do ministério e buscar uma solução, envolvendo também a superintendência em Minas”.
“Nosso mandato vem lutando junto aos produtores afetados, participando de reunião na Superintendência do Ministério da Agricultura em Minas e na Secretaria Estadual de Agricultura. Entendemos a importância de preservar a qualidade da cachaça, porém a forma como foi feita, interdição antes de qualquer notificação, não dando prazo aos fabricantes para adequar às exigências legais não colabora com o processo”, finaliza o deputado.
Aproveitando a agenda, Padre João ainda solicitou o empenho do ministério para que seja realizada audiência pública para discutir a situação com orientações, forma mais educativa de apoio e incentivo para o setor e não de criminalização.