Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Padre João na luta por políticas públicas em prol da moradia e da dignidade humana

O deputado federal Padre João é um intenso combatente em prol da regularização urbana e fundiária, áreas que devem ser amparadas por políticas públicas consistentes e que servem para garantir o bem-estar da população, principalmente aos mais necessitados. Enquanto deputado estadual e, também, como deputado federal, o parlamentar leva estas bandeiras para reuniões e audiências, dentro e fora da casa legislativa, sempre pautando melhorias para os brasileiros.

Um claro exemplo da importância da moradia e de políticas públicas é da ocupação Chico Rei, na cidade histórica de Ouro Preto. Cerca de 70 famílias vivem hoje no conjunto de prédios onde localizava-se a antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM). A organização começou no ano de 2015, quando cerca de 500 pessoas se juntaram e ocuparam as terras da Novelis (ex-Alcan), transnacional produtora de alumínio que fechou suas portas e colocou a venda as terras. Os ocupantes posteriormente migraram para o prédio da FEBEM e por lá instalaram suas atividades.

A ocupação foi um meio encontrado para reivindicar políticas públicas para garantir moradia digna para a população mais pobre do município, onde a maioria não encontram áreas com bons preços fora das áreas de riscos. Além do mais, a área gera revolta por parte dos moradores pelo fato dela ter sido cedida para a empresa com o intuito de gerar emprego e renda e ao fechar suas portas as mesmas foram colocadas a venda.

Padre João, como ferrenho defensor dos mineiros, da dignidade humana, dos direitos a terra e a moradia digna, está do lado dos moradores, donos por direito da terra. O mandato tem desenvolvido, por meio da sua assessoria local, um trabalho constante com os moradores e critica a grilagem das áreas, enquanto moradores são impedidos de ocupar o espaço.

Segundo informações do portal Mais Minas, a ocupação Chico Rei pode sofrer uma ação de reintegração de posse das terras nos próximos dias, o que deixa moradores e a população em extrema tensão.

“O nosso mandato coloca-se ao lado dos mais pobres e trabalhadores e quanto a ocupação Chico Rei não será diferente. Nós nos colocaremos ao lado deles, na defesa do direito a uma moradia digna e pelo direito à terra.

Com informações do portal Mais Minas

Olá, como podemos te ajudar?