Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Padre João participa da Caravana Lula por Minas Gerais

22885896_856553164526288_8197946861570529619_n

Foram oito dias percorrendo municípios, conhecendo projetos, protestando contra os desmontes deste governo golpista e o mais importante: ouvindo as pessoas, conhecendo as realidades. Assim foi a Caravana Lula por Minas Gerais, que contou com a participação de milhares de pessoas. Ipatinga, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itaobim, Itinga, Araçuaí, Salinas, Montes Claros, Bocaiúva, Diamantina, Cordisburgo e Belo Horizonte estiveram no roteiro oficial, mas ao longo da caravana, o ex-presidente Lula fez questão de passar também em outras cidades tais como Olhos D’Água e Couto Magalhães, totalizando 21 municípios percorridos. O deputado federal Padre João acompanhou o presidente em algumas agendas e ficou impressionado com a vitalidade de Lula e a acolhida dos mineiros.

 

“Lula tem uma característica que é própria do Partido dos Trabalhadores de realizar as caravanas como parte da construção de um programa. Ele já fez isso outras vezes, mesmo antes de ser presidente. Realizar as caravanas é um gesto de humildade em ouvir o povo, dialogar, visitar experiências interessantes como o viveiro de mudas, projetos de irrigação. Lula está interagindo com a sociedade e aprendendo muito. É um sinal de esperança porque o ex-presidente esbanja vitalidade, disponibilidade, desejo de retomar um projeto democrático-popular interagindo com a sociedade. Durante a caravana foram discutidas diversas pautas compondo esse programa”, relatou o deputado Padre João.

 

Milhares de pessoas participaram do ato de encerramento na Praça da Estação, em Belo Horizonte, nessa segunda-feira, 30, que contou com apresentações culturais, incluindo o cantor Flávio Renegado e a cantora Aline Calixto. A caravana por Minas Gerais mostrou, assim como a viagem do ex-presidente ao Nordeste, que não dá para calar o Brasil e nem esconder o amor do povo por Lula, que recebeu homenagens de bordadeiras e foi elogiado por diversas lideranças, entre elas o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e a presidenta Dilma Rousseff.

 

Lula afirmou estar preocupado porque estão “destruindo” o Brasil e todas as conquistas que o povo conquistou nos últimos anos. E, aos gritos do povo, afirmou que pode ser, sim, candidato em 2018. “Se o PT não tiver alternativa, se a esquerda não tiver alternativa, eu posso ser candidato. Isso porque eu já provei uma vez, e quero provar pela segunda vez, que esse país ele só dará certo, a economia só dará certo, o dia que a gente tiver consciência de que nós temos que incluir os pobres no centro da economia”.

 

Para Padre João, Lula reúne todas as qualidades para governar o Brasil mais uma vez. “É com esse diálogo e interação com a sociedade que será construído um programa para o país. E para as eleições de 2018 não temos plano B ou C. O pré-candidato do partido é o Lula. Foi ele que retirou o Brasil das garras do Fundo Monetário Internacional (FMI), que colocou o Brasil de igual para igual com outras potências, como os Estados Unidos, que criou o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e que consolidou uma articulação política na América Latina. Lula tem autocrítica, competência e experiência para retomar em curto prazo os rumos do Brasil”, finalizou o deputado.

 

Olá, como podemos te ajudar?