Desde 05 de novembro de 2019, quando houve interdição das atividades de dezenas de produtores de cachaça artesanal do distrito de Abreus, município de Alto Rio Doce, o deputado federal Padre João foi procurado pelas lideranças e produtores locais para buscar uma saída para o problema.
São mais de 300 famílias afetadas. A produção de cachaça artesanal é um dos carros chefe da economia do distrito. A ação dos fiscais ao paralisar as atividades provocou enormes impactos sociais, gerando caos na vida da comunidade.
O mandato vem acompanhando e participando de várias reuniões junto aos órgãos de governo como: Superintendência do Ministério da Agricultura de Minas, Secretaria de Estado da Agricultura e Ministério da Agricultura em Brasília, quando o Deputado se reuniu com a ministra Tereza Cristina em 04 de dezembro para buscar solução para os produtores.
Mais uma reunião foi realizada, desta vez, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Alto Rio Doce, dia 17 de dezembro, com a presença de produtores do distrito de Abreus, Dores do Turvo, Rio Espera, Lamim, Brás Pires, Senhora de Oliveira e Divinésia. Presenças, também, de lideranças políticas, representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA e de nossos assessores: Pedro Henrique Aguiar, que está desde o início junto com o povo, Leleco Pimentel e Maricarmen Ferreira.
“Nosso trabalho não vai parar. Estamos juntos nesta luta”, afirma Padre João.