Milhares de pessoas em Barão de Cocais estão aterrorizadas com a possibilidade do rompimento da barragem da Mina de Gongo Soco. A estrutura está se movimentando e não vai resistir. As notícias dão conta de que a estrutura pode se romper a qualquer momento. Mais um crime à vista cometido pela empresa Vale.
O deputado federal Padre João vem denunciando a situação de intensa preocupação em que vive a população de Barão há muito tempo. O parlamentar já solicitou a realização de Debate Público no município, além de denunciar na Câmara esta eminência de rompimento, o que a época foi negado pela mineradora.
De acordo com a nota divulgada pelo Ministério Público, a mineradora verificou que há uma deformação no talude norte da cava de Gongo Soco, que caso venha a se romper, provocará vibrações que poderão comprometer a barragem Sul Superior e causando um efeito em cadeia.
Nesta semana, Padre João solicitou que seja feito, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, uma diligência para verificação de cumprimento das recomendações de órgãos públicos, enviados à Vale S.A., que visam garantia dos direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais dos atingidos que se encontram em situação de risco de rompimento da barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco, no Município de Barão de Cocais e da Barragem Itabiruçu, em Itabira – Minas Gerais.
Confira o documento na íntegra: