Sempre em defesa da agricultura familiar da segurança alimentar e nutricional dos direitos humanos dos negros e indígenas da mulher da criança e do adolescente

Padre João visita cidades do Leste de Minas que sofreram com enchentes

Enquanto aguarda a aprovação da Câmara dos Deputados para a criação de Comissão Temporária Externa para acompanhar “in loco” os municípios impactados pelas fortes chuvas em Minas. Entre os dias 8 e 9 de fevereiro, o deputado federal Padre João esteve em Espera Feliz, Alto Jequitibá, Manhumirim, Santana do Manhuaçu, Manhuaçu e Divino, municípios da região Leste que foram destruídos pelas fortes chuvas que atingiram a região Sudeste do país.

Padre João foi acompanhar de perto os prejuízos e a dor das famílias que foram atingidas. As agendas serviram para ter uma dimensão dos problemas e como a situação pode ser amenizada, principalmente a curto prazo. Sobre o que conseguiu ver, o deputado fez um discurso na tarde da última terça-feira (11), na tribuna do plenário da Câmara dos Deputado, onde fez uma rápida avaliação.

“Visitei vários municípios neste final de semana, dialogando com as famílias atingidas, com os prefeitos e prefeitas. É uma situação muito triste. Nós tivemos em Minas Gerais 59 óbitos, 26.299 pessoas desalojadas, 7.581 desabrigadas, 68 pessoas feridas. São mais de 34 mil pessoas afetadas, desde pessoas que perderam a vida, familiares que perderam um ente querido, a pessoas que tiveram prejuízos de mais de R$ 30 milhões – uma só pessoa -, outro perdeu a casa, ou saiu com a roupa do corpo, outros que perderam a lavoura de café. São grandes prejuízos”, enumerou.

Padre João informou que a bancada parlamentar de Minas está dialogando, em busca de solução, inclusive para a renegociação de dívida em relação ao Pronaf. “Faço um apelo também à bancada capixaba e carioca —, precisamos ter uma ação conjunta porque está claro que vamos ter mais trabalho a médio prazo”, diz. 

Padre João ainda afirma: “A situação ainda está caótica. Precisamos reconstruir cada município e dar dignidade aos moradores. Ainda temos comunidades completamente isoladas. Estamos fazendo nossa parte. Fizemos uma ação para reorganizarmos nossas indicações de emendas e, assim, contribuirmos com melhorias”, finaliza.

Olá, como podemos te ajudar?